O diretor-geral do Detran/RN, Marco Medeiros, esteve em Brasília participando do 53º Encontro Nacional dos Detrans, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND). O evento ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de junho e contou com a presença de diretores e técnicos dos 27 Departamentos Estaduais de Trânsito do país. Na ocasião, Marco Medeiros foi eleito membro do Conselho Fiscal da AND. Entre os temas discutidos no Encontro esteve a criação do Sistema Nacional de Leilões, o Renalei. A proposta é facilitar a abertura de leilão de veículos com débitos vinculados em diferentes estados por meio da integração de todos os Detrans.
Os critérios para o cadastro de condutores militares, o registro nacional e regularização das motocicletas de até 50 cilindradas, as populares cinquentinhas, também estiveram em pauta na reunião. Durante o Encontro foi ainda discutida a composição dos Conselhos Estaduais de Trânsito e estratégias para seu fortalecimento. A programação intensa abordou também os problemas com a desmontagem de veículos e com os Exames Toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E, assuntos com impacto direto na vida dos motoristas e proprietários.
O encontro é uma oportunidade para os gestores trocarem experiências e informações nas diferentes regiões do país. É ainda um espaço para fazer avaliações dos trabalhos realizados, levantar ideias e sugestões e uma possibilidade para debater assuntos cujo grande objetivo é a melhoria do trânsito em todo o território nacional. A Associação Nacional dos Detrans (AND) tem a missão de congregar os departamentos para o estudo e solução das questões atuais em defesa da vida, bem como desenvolver o intercâmbio e representar os estados associados junto aos demais entes do Sistema Nacional de Trânsito.