Esta quinta-feira (26) foi um dia marcado por ações educativas de trânsito dentro da campanha Maio Amarelo voltadas para estudantes. Duas atividades levaram lições de segurança no trânsito a alunos da Escola Estadual Professor Eliseu Viana, em Mossoró, e a estudantes de uma Universidade privada em Natal.
A atividade na escola mossoroense foi realizada pela Subcoordenadoria de Educação do Detran, em parceria com o Programa Vida no Trânsito do estado e dos municípios e a Secretaria Estadual de Saúde.
O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara, destacou que as palestras levaram a pauta da educação no trânsito para cerca de 120 jovens. “Foi um momento de conscientização sobre perigos e redução de acidentes, focando na pilotagem com prudência e no foco de se criar uma cultura de paz no transito”, explicou o subcoordenador.
A ação, voltada para alunos de 14 a 18 anos do Ensino Médio, contou também com os simuladores de embriaguez, em que os participantes usaram óculos para ter uma experiência virtual com os efeitos do álcool sob o condutor embriagado. As palestras foram acompanhadas por uma intérprete em libras para ajudar alunos com deficiência auditiva.
Já em Natal, foi a vez dos estudantes universitários conhecerem o trabalho educativo realizado pelo Detran. A Subcoordenadoria de Educação do Detran participou de uma mesa redonda que discutia a problemática da violência viária. Na ocasião, órgãos de trânsito e especialistas da área da saúde, trataram sobre os acidentes de trânsito e as consequências para a sociedade e para a saúde pública.
O evento ocorreu no Espaço de Convivência da Universidade Potiguar e contou com a participação de uma média de 200 alunos. A subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran abordou as consequências da mistura de álcool e direção.
Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo este ano tem o tema “Juntos Salvamos Vidas”. A cor amarela, que no semáforo é utilizada para chamar atenção tanto dos motoristas quanto dos pedestres, foi a escolhida para simbolizar a atenção necessária para a campanha.
O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é contribuir para a diminuição desses índices. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde pública.