SELO BLOG FM (4)

Detran-RN alerta para sites e e-mails falsos com oferta de desconto nas taxas

FOTO: REPRODUÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou alerta os condutores que vão quitar taxas referentes ao Licenciamento e IPVA do veículo sobre a existência de e-mails e sites falsos simulando a página do Detran. Ao acessar esses links, o cidadão é direcionado para um endereço no qual são gerados boletos fraudulentos para pagamento das taxas com desconto. Nessa época, com o início do Calendário de Licenciamento e IPVA, é comum aparecerem alguns golpes prometendo descontos com benefícios que não existem.

A Ouvidoria do Detran/RN tem recebido relatos de golpes por e-mail solicitando pagamento por Pix. Outra modalidade utilizada pelos criminosos e registrada na Ouvidoria é imitar o layout do site do Detran, inclusive disponibilizando uma área para cidadão informar placa e Renavam do veículo. Ao informar os dados, são gerados descontos e boletos falsificados. Algumas páginas fakes são patrocinadas e aparecem em destaque nos buscadores (exemplo: Bing, Google) ao se digitar “detran rn” no campo de pesquisa.

O QUE FAZER SE CAIU NO GOLPE

A orientação do Departamento de Trânsito é que, quem caiu em algum tipo de golpe, registre Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O órgão informa que já acionou a Polícia para comunicar sobre as denúncias que tem recebido pela Ouvidoria, por meio e-mail [email protected], ou Plataforma Fala.BR (www.gov.br/cgu/pt-br/falabr) ou do WhatsApp (84) 3232-1219 (canal disponível apenas mensagens nos dias úteis de 8h às 14h),

O Detran explica que os motoristas devem se atentar e somente fazer o pagamento dos débitos do veículo mediante a emissão dos boletos nos canais oficiais do Detran, por meio do Site (www.detran.rn.gov.br) ou do Portal de Serviços (portal.detran.rn.gov.br). O Detran reforça ainda que o órgão não envia boletos e guias de pagamento por e-mail ou mensagens de Whatsapp e somente os canais oficiais do órgão podem ser acessados para consulta de informações dos veículos.

“Nossa orientação é que as pessoas não façam pesquisa em buscadores, digitem o endereço correto do Portal de Serviços ou Site do Detran e confiram, pois os criminosos costumam colocar símbolos ou palavras diferentes nas versões falsas”, explica o Chefe de Gabinete do Detran, Osmar Paiva.

COMO SE PREVENIR

O chefe de Gabinete do Detran dá outras orientações para o cidadão se prevenir. “Em caso de dúvida, sempre se informe pelos canais oficiais e evite buscar informações em sites desconhecidos. As pessoas não devem clicar em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail, pois o Detran não envia este tipo de comunicado, bem como não mandamos comunicação impressa via Correios”, orienta Osmar Paiva.

O Detran-RN informa que, por medida de segurança, os usuários precisam fazer um cadastro no Portal de Serviços do órgão (https://portal.detran.rn.gov.br) e, somente em posse de login e senha, podem acessar o botão “Veículo”, na opção “Meus Veículos”. Nesse espaço, o proprietário terá todas as informações e boletos do seu veículo.

Outra possibilidade de verificar os dados e listagem de débitos é acessar o site do Detran (www.detran.rn.gov.br), clicar no botão “Veículos”, informar Placa e Renavam e na aba “Listagem de Débitos Externos”, selecionar o débito desejado para gerar a guia.

O pagamento das taxas do veículo pode ser feito com o boleto bancário ou por meio de Pix, com o QRCode. Na hora de pagar, é possível escolher a opção por Pix, por guia de pagamento pelo Banco do Brasil, pela Caixa ou por Boleto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui