Os cidadãos de Caicó que frequentam bares e restaurantes da cidade durante os festejos de Sant’Ana tiveram a oportunidade de conhecer de perto o uso e funcionamento do etilômetro (bafômetro) numa ação educativa realizada na noite dessa quarta-feira (24) pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). As abordagens dentro dos bares fazem parte das atividades de redução dos índices de acidentes ocasionados por embriaguez ao volante e trabalham a conscientização das pessoas para a mistura perigosa de álcool e direção.
A ação denominada “Bafômetro Amigo” foi conduzida pela Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran e envolveu técnicos da área e policiais militares do CPRE. A operação consiste em abordar as pessoas nas mesas dos bares e alertar sobre os perigos de beber e dirigir, dando a oportunidade de conhecer o etilômetro, fazer o teste educativo de alcoolemia e receber informações sobre as punições previstas pela Lei Seca, enquadrando cada resultado de teste dentro de uma hipotética realidade, no caso do condutor dirigir naquela situação constatada pelo bafômetro.
As abordagens seguem um padrão lúdico e descontraído para falar de coisas sérias. O momento trabalha a distribuição de brindes e material educativo com informações relevantes para a conduta do motorista na construção de um trânsito mais humano e seguro. O plano é contribuir para a redução de sinistros no trânsito, como acidentes causadores de lesões e mortes de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Hamurab Figueredo, informou que a ação “Bafômetro Amigo” possibilitou abordagens a dezenas de pessoas que estavam nos bares e restaurantes de Caicó. “Nosso objetivo é orientar os condutores, mostrar os perigos de dirigir sob influência de álcool. Levar uma mensagem de volta para casa em segurança”, comentou.
As blitzen educativas e a ação Bafômetro Amigo são atividades de fortalecimento da cultura de respeito a vida e as regras do trânsito que estão sendo desenvolvidas pelo Detran durante todo este ano.
Embriaguez ao Volante
O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.
Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.