O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou na noite dessa quarta-feira (23), uma ação com foco na Semana Nacional de Trânsito (SNT), que tem como tema “Perceba o Risco. Proteja a Vida”. O destaque ficou para a mobilização “Bafômetro Amigo” que visitou diversos bares da zona Norte de Natal conduzindo de maneira lúdica informações sobre os perigos da mistura álcool e direção.
A ação reuniu técnicos da Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran, policiais militares lotados no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Secretaria Estadual de Saúde, Projeto Vida no Trânsito e o teatro educativo do Detran, que se apresentou dançando e cantando letras de canções com teor educativo focadas nas regras e procedimentos legais que o condutor deve se orientar ao fazer parte do trânsito, sendo ele motorista, motociclista, ciclista ou pedestres.
As equipes se espalharam nos bares e as mesas foram abordadas pelos agentes educativos que trocaram informações com os clientes, mostrando o funcionamento do bafômetro, conversando sobre a legislação que trata da Lei Seca, além de passar dados sobre as consequências de acidentes envolvendo pessoas que dirigiram alcoolizadas. “Nosso objetivo é sempre unir as instituições e reforçar as ações de preservação da vida e segurança no trânsito”, comentou o subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran. Flávio Câmara.
Um ponto importante da ação foi que as pessoas alvo da atividade educativa tiveram a oportunidade de realizar o teste do bafômetro e ver o nível de álcool que estavam naquele momento. Nessa situação, os técnicos educativos do Detran aproveitaram para reforçar a necessidade de voltarem para casa de táxi, ônibus, motorista da vez, ou utilizando aplicativo de transporte.
A ação “Bafômetro Amigo” é uma atividade de fortalecimento da cultura de respeito a vida e as regras do trânsito desenvolvidas pelo Detran e seus parceiros durante a Semana Nacional de Trânsito que ocorre até amanhã (25). A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.