O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou uma operação educativa conjunta direcionada a conscientização dos condutores em relação a mistura perigosa de álcool e direção. A ação denominada “Bafômetro Amigo” aconteceu na noite dessa quarta-feira (21) e percorreu diversos bares situados no bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal.
A atividade reuniu técnicos da Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran, policiais militares lotados na Operação Lei Seca, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), integrantes do Programa Vida no Trânsito e o teatro educativo, que animou as abordagens trazendo uma atmosfera lúdica para a propagação das mensagens educativas.
As equipes se espalharam nos bares e as mesas foram abordadas pelos agentes educativos que trocaram informações com os clientes, mostrando o funcionamento do bafômetro, apresentando os óculos simulador de embriaguez, conversando sobre a legislação que trata da Lei Seca, além de passar dados sobre as consequências de acidentes envolvendo pessoas que dirigiram alcoolizadas. Um ponto importante da ação, foi que as pessoas alvo da atividade educativa tiveram a oportunidade de realizar o teste do bafômetro e conhecer o nível de álcool que estavam naquele momento do exame.
Nessa situação, os técnicos educativos do Detran aproveitaram para reforçar a necessidade de voltarem para casa de táxi, ônibus, motorista da vez, ou utilizando aplicativo de transporte. A ação “Bafômetro Amigo” é mais uma atividade de fortalecimento da cultura de respeito a vida e as regras do trânsito desenvolvida pelo Detran durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que ocorre até a próximo domingo (25).
A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.
1 Comentário
PURA PERDA DE TEMPO E DE DINHEIRO PÚBLICO!!!! Se bons propósitos mudasse a irresponsabilidade das pessoas, não existiriam, p. ex., tantos PADRES desviando dinheiro das dioceses aonde labutam para custear seus vícios aloprados, especialmente no campo da PEDOFILIA. O que tem que ser feito? ARROCHO!!! Fazer valer a LEI!!! Blitzens prá PRENDER esses IRRESPONSÁVEIS que enchem a cara de cachaça e depois saem “puraí” tirando a vida de INOCENTES.