O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) avança com ações educativas de combate a mistura álcool e direção. No último final de semana o projeto “Bafômetro Amigo” foi levado aos bares de zona Norte de Natal. Os bares visitados pelos técnicos do Detran e policiais lotados no Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) foram os situados na Av. João Medeiros Filho e Av. Maranguape.
A ação contemplou dezenas de condutores que estavam nos bares e restaurantes fazendo uso de bebida alcoólica. A atividade é realizada de maneira educativa com o propósito de conscientizar os condutores a não dirigir veículo automotor se fez uso de álcool. O plano é contribuir para a redução de sinistros no trânsito, como acidentes causadores de lesões e mortes de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
Nas intervenções do projeto “Bafômetro Amigo” são mostrados os perigos de beber e dirigir, as punições administrativas e criminais em caso de desobediência a legislação, as estatísticas de acidentes e mortes causados por motoristas embriagados, como também o funcionamento do etilômetro, popularmente conhecido por bafômetro.
A união do Detran com o CPRE nessa ação tem uma importância significante, já que as instituições trabalham no sentido de educar e conscientizar os motoristas, afastando a ideia de apenas punir a ilegibilidade cometida. “Nós do Detran e do CPRE trabalhamos para não haver desrespeito a legislação. Trabalhamos pela preservação da vida e paz no trânsito. O ”Bafômetro Amigo” é um projeto que fortalece essa política”, comentou o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Hamurabi Figueiredo.
O projeto ”Bafômetro Amigo” segue no próximo final de semana com novas intervenções nos bares da capital. O projeto deve ser levado também para as principais cidades do interior do Estado. A ação contou ainda com a participação de uma equipe da Lei Seca e do técnico do Detran, Ueyder Cabral.