A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante tem investido em novos equipamentos e nas práticas esportivas pensando no futuro e na qualidade de vida da população. O Desenvolve São Gonçalo do Amarante mostra neste episódio o que está sendo feito no esporte no município. A primeira parada é no campo de futebol no centro da cidade.
O lugar abriga o Projeto Walter Veras, que tem 23 anos de fundação e é coordenado pelo Tio Bera. Uma figura simples, de coração imenso e de grande importância no ambiente esportivo do município. “Comecei com dois garotos e hoje a gente tem, em média, 170 garotos. A gente inicia no futsal e no campo. De 4 anos de idade até 18 anos. É um trabalho que vem colhendo frutos. Isso é importante. Hoje a gente tem garotos que os pais treinaram aqui comigo”, conta Tio Bera.
Nas aulas, os jovens aprendem muito além das quatro linhas. São lições que ultrapassam as barreiras do campo, do preparo físico, da categoria, do drible. São ensinamentos buscando a formação cidadã, o caráter, a ética, a lealdade e a disciplina. “Com relação ao futebol, aos coleguinhas, respeito em casa. O professor acompanha muito ele na escola. Então, ele já melhorou muito as notas, a escrita”, conta Gonçala Xavier, mãe de um dos alunos.
Os 170 atletas treinam três vezes no campo e duas vezes no ginásio. Os sonhos da garotada vai além de apenas marcar gols, como destaca o pequeno Enzo Gabriel, de 11 anos. Direto na palavras e com marra de jogador, ele é focado em fazer o melhor para a família. “Sonho em ser jogador profissional. Jogar no São Paulo, na seleção brasileira. Dar uma casa, um carro e uma vida melhor para minha família”, almeja.
Nos treinos, prevalecem a disciplina, a habilidade, a concentração. Edilson Silva é o responsável pela parte técnica. “A gente que está no dia a dia, a gente sabe que têm muitos que têm muita qualidade. Pelo o que a gente vê no dia a dia nos treinos, pela qualidade, eles têm tudo para chegar em um time grande e até na seleção”, garante.
O projeto já atraiu a atenção de olheiros de grandes times, como São Paulo, Corinthians, Grêmio, Fluminense e Internacional. Os meninos se espelham em ídolos que já passaram por lá. “Temos garotos no Grêmio, como Lucas Camilo; Thiaguinho, que passou pelo América e hoje está no Bahrein. Aqui nós temos muitos garotos de qualidade. A gente não forma só o jogador de futebol, mas o cidadão de bem”, reforça Tio Bera.
O projeto é apoiado pela gestão municipal por meio do Programa Esporte Para Vencer, que tem outras 17 ações sociais em 11 modalidades e beneficia cerca de 2,4 mil atletas. “Esses projetos têm uma capacidade de aglutinação de jovens, que os tiram das drogas, das ruas. Acredito que é um grande incentivador também na área educacional. Tendo em vista que a maioria desses projetos só aceitam quem é matriculado na rede municipal ou estadual de ensino”, pontua Micael Moreira, secretário de Esporte e Lazer de São Gonçalo do Amarante.
O Parque das Fontes, recentemente inaugurado, é outro equipamento de estímulo à saúde e ao lazer. São três quadras esportivas e um espaço exclusivo para a prática de skate. “Bem no Centro de São Gonçalo do Amarante a gente encontra aqui esse complexo esportivo, com três equipamentos esportivos e uma pista de skate, onde é bem propício à modalidade esporte, sendo um grande avanço em nível nacional e aqui em São Gonçalo do Amarante”, acrescenta.
De acordo com o secretário, outros equipamentos já foram entregues. “Nos próximos meses, a gente vai ter o lançamento do ‘Skate Por Lazer’, que vai garantir aos jovens de São Gonçalo do Amarante a prática do esporte, inclusive com a doação de material esportivo. A gente está reformando duas novas quadras esportivas, em Massaranduba e em Guajiru. Já tivemos a entrega de seis outros equipamentos reformados no município, como o ginásio de Santo Antônio, de Jardim Lola, a quadra de Jenipapo, a quadra de Barro Duro e a quadra de Jacaré-Mirim.
É o esporte como um divisor de águas para a vida de jovens e adultos, mostrando que é possível sonhar e realizar.
Portal da Tropical