Os servidores públicos do RN saíram da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 7 com o sabor amargo da abstenção, que para muitos dos trabalhadores presentes nas galerias da Casa, foi um “ato de covardia” dos deputados que não votaram nem contra nem a favor do beneficio, optando por postura de omissão. A votação da emenda que amplia o reajuste de 16,38% para todos os servidores do estado foi recusada, e entre os que se recusaram a aprovar o reajuste destacam-se os possíveis candidatos à Prefeitura do Natal em 2020: Hermano Morais e Eudiane Macedo, além da petista Isolda Dantas, possível candidata à Prefeitura de Mossoró.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP-RN), declarou guerra contra Isolda desde a votação de ontem, quando a chamaram de “mentirosa e traidora”, após a votação de hoje, o Sindicato emitiu uma nota afirmando que a deputada “traiu os trabalhadores e escanteou os servidores mais humildes”. Enquanto aos demais, a sindicalista Janeayre Souto, presidente do Sinsp-RN, deixa o recado: “Abstenção é covardia!“
Assista:
Leia
Deputada Isolda Dantas vota contra os servidores públicos
A Deputada Isolda Dantas, do Partido dos Trabalhadores, votou contra o reajuste de 16,38% para todos os servidores públicos estaduais na tarde desta quinta-feira (07). Na mesma tarde, ela já havia votado a favor do mesmo reajuste para os procuradores do estado, que já ganham acima de R$ 30 mil.
A parlamentar reafirmou a postura de total abandono aos servidores, assumida na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN, quando votou contra a admissibilidade da emenda.
Isolda traiu os trabalhadores e escanteou os servidores mais humildes, que há quase dez anos não recebem qualquer aumento. Também jogou fora sua história e assumiu o papel de traidora dos serviços e dos servidores públicos.
Partido dos trabalhadores contra os trabalhadores
Um fato que chamou bastante atenção no cenário dessa votação, é que houve orientação explícita do PT para que a bancada optasse pela abstenção. Seguindo orientação do deputado George Soares (PL), líder do governo na Casa, a bancada que dá sustentação à governadora Fátima Bezerra se absteve da votação.
Como cada parlamentar votou
Albert Dickson: Abstenção
Allyson Bezerra: Sim
Coronel Azevedo: Sim
Cristiane Dantas: Sim
Dr. Bernardo: Abstenção
Eudiane Macedo: Abstenção
Ezequiel Ferreira: Abstenção
Francisco do PT: Abstenção
Galeno Torquato: Sim
George Soares: Abstenção
Getúlio Rego: Sim
Gustavo Carvalho: Sim
Hermano Morais: Abstenção
Isolda Dantas: Abstenção
José Dias: Sim
Kelps Lima: Sim
Kleber Rodrigues: Abstenção
Nelter Queiroz: Sim
Raimundo Fernandes: Abstenção
Sandro Pimentel: Sim
Souza Neto: Abstenção
Tomba Farias: Sim
Ubaldo Fernandes: Abstenção
Vivaldo Costa: Abstenção
Enquanto isso…
Também votada nesta quinta, a proposta para reajuste salarial da Defensoria Pública do RN, de igual porcentagem, 16,38% foi aprovada sem grandes discussões. Primeiramente, os parlamentares votaram o reajuste dos procuradores, com 19 votos favoráveis e apenas três contrários: Sandro Pimentel (Psol), Eudiane Macedo (sem partido) e Ubaldo Fernandes (PL). De acordo com eles, não há justificativa de reajuste para a categoria que têm salários altos.
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei preconceituoso e discriminatório que prevê o mesmo reajuste aos procuradores do estado, que já recebem mais de R$ 30 mil. A emenda aditiva do deputado Nelter Queiroz obteve 11 votos favoráveis. Eram necessários 13 votos.
A galeria da ALRN ficou lotada de servidores que aguardavam a votação da emenda. Todos vão se lembrar do gosto amargo da abstenção desta quinta-feira, 7, e dos deputados que viraram as costas aos trabalhadores em prol de benesses do governo.
Por fim, os servidores agradeceram aos que lhes deram as mãos e lutaram ao lado deles pelo sim.
“O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP/RN), em nome de todos os trabalhadores do estado, agradece aos deputados estaduais que se empenharam na tentativa de aprovar a emenda de ampliação do reajuste de 16,38% a todos os servidores do RN. São eles: Allyson Bezerra, Coronel Azevedo, Cristiane Dantas, Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Kelps Lima, Nelter Queiroz, Sandro Pimentel e Tomba Farias.”