A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte emitiu voto de pesar subscrita por todos os 24 parlamentares a ser encaminhado à família do ex-deputado estadual Leonardo Arruda, falecido no sábado (11). Já nesta sexta-feira (17), às 19 horas, será celebrada missa de 7º dia em sufrágio de sua alma, na Catedral Metropolitana de Natal, situada na avenida Deodoro, Cidade Alta.
Já no sábado (11), o presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) havia decretado luto por três dias pela morte de Arruda, que lutava contra um câncer, tendo chegado a passar por uma cirurgia, mas não resistiu a complicações após cirurgia.
“Leonardo Arruda deixa um extenso legado de serviços prestados à população do Rio Grande do Norte”, disse Ezequiel Ferreira, reconhecendo que “durante toda a sua trajetória na vida pública, foi um ferrenho defensor da democracia, agregador, disposto a colaborar com ações que pudessem melhorar a vida da sociedade”.
Ezequiel Ferreira concluiu que “sua partida deixa um vazio imensurável na política, principalmente em todos aqueles que puderam conviver com Leonardo Arruda”.
Em plenário, o líder do governo, deputado Francisco do PT, destacou na manhã da terça-feira (14), que Leonardo Arruda “deu uma contribuição muito importante ao povo do Rio Grande do Norte, não apenas na politica, mas, inclusive, no seu comportamento como pessoa, e foi uma grande perda para a política do Rio Grande do Norte”.
O deputado Hermano Morais (PV) externou homenagem póstuma ao falecido parlamentar, “uma figura muita querida no Estado, que dedicou grande parte da sua vida à atividade política, deixando uma grande contribuição na defesa dos direitos humanos e de projetos voltados para os interesses do Rio Grande do Norte”.
Para o deputado Nelter Queiroz (PSDB), o falecido deputado “foi um grande amigo do RN, do ABC e da Assembleia”, tendo comentado que durante o velório do corpo e sepultamento no cemitério Morada da Paz, no domingo (12), “sentiu como as pessoas que conheciam Leonardo Arruda, sentiram a sua partida, um homem de coração maravilhoso, íntegro, sério, honesto”.
O ex-deputado tinha 76 anos e estava internado há 30 dias na UTI da Casa de Saúde São Lucas.
Leonardo Arruda Câmara foi deputado por quatro legislaturas a partir de 1983 –, advogado, Procurador do Município de Natal, ex-secretário de Estado da Justiça e Cidadania, presidente do Diretório Estadual do PDT.
Nascido em João Pessoa (PB), em 25 de julho de 1947, o ex-deputado Leonardo Arruda tinha como berço familiar a cidade de Nova Cruz, na região Agreste, às margens do rio Curimataú, onde exerceu um mandato de vereador a partir de 1971.
Presidiu o Parlamento Estadual no biênio 1995-1997. Na vida privada, passou pelo Conselho da seccional da OAB no Rio Grande do Norte e a presidência do ABC Futebol Clube entre 1995 e 1998. A nota de pesar foi emitida à viúva Graça e as filhas Sílvia e à vereadora Júlia Arruda (PC do B).
Tribuna do Norte