SELO BLOG FM (4)

Deputado Girão esclarece que não perdeu o mandato, apenas foi suspenso das comissões na Câmara

GENERAL GIRÃO MONTEIRO PREVÊ LONGA BRIGA JUDICIAL COM O PSL. FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado federal General Girão Monteiro esclareceu nesta quinta-feira ao Blog do FM, que, diferente do que foi noticiado pela imprensa, ele não teve o mandato suspenso, apenas ele e mais 11 deputados foram suspensos pelo PSL de participar das comissões.

“Continuo com meu mandato e exercendo minha atividade parlamentar na Câmara dos Deputados. Será uma briga judicial longa com o partido, caso não haja acordo. No princípio democrático deve haver a liberdade de direito para mudar de partido. Fui eleito sem nenhum centavo do PSL. Quem mais perde com isso são os eleitores, já que as comissões não terão nossa participação das discussões. Portanto, os partidos de oposição poderão sobressair”, lamentou Girão.

Nessa quarta, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acatou um pedido da presidência do PSL e suspendeu o mandato de 12 parlamentares do partido. A decisão foi publicada na terça-feira (3), em edição extra do Diário da Câmara. Com a suspensão, a bancada do partido, formada por 53 deputados, cai para 41 parlamentares.

Foram suspensos de qualquer atividade partidária na Câmara os deputados Aline Sleutjes (PR); Bibo Nunes (RS); Carlos Jordy (RJ); Caroline de Toni (SC); Daniel Silveira (RJ); General Girão (RN); Filipe Barros (PR); Cabo Junio do Amaral (MG); Hélio Lopes (RJ); Márcio Labre (RJ); Sanderson (RS) e Vitor Hugo (GO).

Com a suspensão, os parlamentares ficam afastados do exercício de funções de liderança ou vice-liderança e impedidos de orientar a bancada em nome do partido e de representar a legenda e de participar da escolha de líder da bancada durante o período de desligamento.

A medida, contudo, não atinge os deputados que ocuparem cargos de presidente ou vice-presidente de comissões permanentes ou temporárias, assim como eventuais vagas no Conselho de Ética.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui