O deputado estadual Allyson Bezerra emitiu nesta segunda-feira, Nota repudiando a nomeação do professor filiado ao PSL, Josué de Oliveira Moreira para reitoria do Instituto Federal do RN. A decisão foi do Ministério da Educação (MEC), chancelada pelo ministro Abraham Weintraub. Josué, que é reitor interino, sequer disputou as eleições internas para o cargo em questão.
EM RESPEITO À DEMOCRACIA NO IFRN
A decisão do ministro da Educação Abraham Weintraub de ignorar a decisão soberana, limpa e democrática dos segmentos do Instituto Federal do RN (IFRN), que elegeram à sua Reitoria o professor José Arnóbio de Araújo, é lamentável em todos os aspectos.
Como ex-aluno do IFRN, sempre atento à sua vida e sabedor de sua importância, solidarizo-me com todos que fazem o IFRN e contestam esse tipo de procedimento, que em nada contribui à história da instituição e não cabe como exemplo a nenhum de nós.
Vale lembrar que o professor José Arnóbio de Araújo obteve 48,25% dos votos contra 42,26% de Wyllys Farkkat Tabosa, atual reitor da instituição. Outros dois professores participaram do processo eleitoral, Ambrósio Silva de Araújo e José Ribeiro de Souza Filho.
Minha posição não exprime preferência por nome ou ojeriza ao escolhido como reitor pro tempore. É uma questão de conceito, preceito, convicção e identidade com a democracia e seus mais legítimos valores.