O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) associou em postagem nas redes sociais a votação do presidente Lula (PT) no Nordeste nas eleições do ano passado às taxas de analfabetismo. O parlamentar bolsonarista postou um vídeo em que pontua os índices de analfabetismo nos estados brasileiros.
“Só pega essa mapa e cruza com o mapa de onde o LULA teve mais votos por favor”, escreveu na legenda. O deputado credita os dados como se fossem de um levantamento do IBGE de 2019, mas os números divergem dos divulgados pelo instituto à época.
De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) divulgado nesta quarta-feira, a taxa de analfabetismo no Nordeste atinge 11,7% da população.
Apesar dos comentários xenofóbicos de seus apoiadores que pedem uma separação da região do resto do país, seguidores criticaram Gayer: “E o que vocês no congresso estão fazendo para mudar isso? Parem de atirar pedras no nordestino, usem a caneta de vocês para criar projetos que nos beneficiem, venham conhecer a penúria de alguns municípios, se mexam!! A suposta direita é muito barulhenta e pouco eficaz”, opinou um.
O Globo
2 Comentários
O pt quer o nordeste assim mesmo, votando neles tá tudo bem…mudar pra que…
Votando no Pt tá tudo certo, pra que mudar kkkkk