O senador Styvenson Valentim (PODEMOS) afirmou na semana passada, durante sua participação no Jornal das 6, da 96 FM, que facções criminosas estão assediando prefeitos do RN em troca de cargos no município. Nesta segunda-feira (14), o deputado estadual Kelps Lima (SDD), revelou uma situação ainda mais grave: os milicianos também querem cargos, mas no controle das guardas municipais. Assista o vídeo acima:
Segundo Kelps, a informação chegou a ele por meio dos próprios prefeitos. Os milicianos tentam assumir o controle da “segurança” dos municípios e prometem segurar ações criminosas. “Estão vendendo serviço de proteção a cidade. Ou seja: tem o outro lado também”, acrescentou Kelps, ao comentar a notícia lida por BG, sobre a fala de Styvenson.
FALAS DE STYVENSON
O comentário de Styvenson foi feito ao falar da operação Reveletio, da Polícia Civil do RN, que levou a prisão um vereador paraibano, acusado de envolvimento com um grupo criminoso. “Pedem cargos ou ameaçam atacar municípios, queimando ônibus, por exemplo”, acrescentou.
O parlamentar afirmou que, diante da informação que recebeu de vários prefeitos, levou as denúncias ao Ministério da Justiça investigar e tentar combater. Vale lembrar que o Rio Grande do Norte já teve alguns episódios de envolvimento da bandidagem com a política. Recentemente, por exemplo, o prefeito Francisco Damião de Oliveira, conhecido por “Marcelo”, conseguiu voltar ao cargo que tinha renunciado em maio de 2021, em João Dias/RN, após comprovar que assinou a renúncia em meio a ameaças de grupos criminosos.
Em maio deste ano, em Parnamirim, teve a prisão do líder de uma facção criminosa paraibana. O detalhe revelado é que ele tinha um cargo na Prefeitura de João Pessoa, até meses antes de ser detido em operação da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor).
Portal 96 FM