
Deputadas do PSOL e da Rede acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) e pediram o afastamento do ministro Dias Toffoli da relatoria do inquérito sobre o Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido é assinado pelas deputadas federais Heloísa Helena (Rede-RJ), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP). As parlamentares citam reportagens que apontam relação de Toffoli com investigados no caso.
– A nossa representação é cumprimento de nossa obrigação parlamentar, mas ela, em nada, substitui a única ferramenta capaz de desvendar os esgotos do Banco Master que é a CPMI, para que o povo brasileiro possa, didaticamente, acompanhar e não permitir que tanta promiscuidade volte a acontecer no país – afirmou Heloísa Helena.
Essa foi a primeira iniciativa de parlamentares da esquerda contra Toffoli no caso. Antes disso, na última segunda-feira (26), o Partido Novo também havia acionado a PGR com pedido semelhante.
A solicitação do Novo ocorreu após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, arquivar um pedido anterior feito por deputados do Novo e do PL para retirar Toffoli da relatoria.
A representação surgiu depois de o ministro viajar para assistir à final da Libertadores de 2025, no Peru, no mesmo voo particular de um advogado que defende um diretor do Banco Master.
Pleno News

1 Comentário
Só quem pode afastar esse ministro desse caso é o presidente Edson fachim mais o mesmo falou que tá tudo certo que toffoli tá fazendo o bom trabalho durma com uma dessa.