A deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que transforma 28 de junho no “Dia Estadual do Orgulho LGBTI”, que passaria a integrar o calendário oficial do Estado. A proposta seria uma repetição no Rio Grande do Norte de uma celebração mundial.
O “Dia Internacional do Orgulho LGBTI” faz referência a um episódio ocorrido no ano de 1969 em Nova York, quando frequentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma série de incursões policiais realizadas naquele local motivadas pela intolerância.
Para a deputada do PT, a data é um momento para que a comunidade LGBTI “celebre sua identidade, apesar de todas as dificuldades que enfrentam”.
“E elas lutam para ter direitos iguais aos das outras pessoas de nossa sociedade: de poderem se casar e estabelecer uma família, não sofrer discriminação, ter acesso a serviços de saúde e a tudo que um cidadão pleno tem direito. Basicamente, é não ser tratado de maneira diferente pelo estado nem pela sociedade só porque essa pessoa não encaixa nas normas de gênero e relacionamento”, ressalta a deputada.
Para que a data seja incluída no calendário, é preciso que o projeto de Isolda Dantas seja aprovado no plenário da Assembleia e, em seguida, sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT). Não há prazo para que a proposta entre em vigor.
1 Comentário
Totalmente favorável a pretensão da parlamentar. Apenas DEVE ser lembrado que nesse dia não poderá ser aberto espaço para VIADOS, que são àqueles LIXOS que desrespeitam a fé alheia, esculacham com JESUS CRISTO, enfiam crucifixos nos órgãos genitais, defecam em via pública, posam nus para serem trocados por CRIANÇAS, dançam em círculos com o dedo enfiado no orifício anal do outro e de si próprio e outras anomalias típicas desses energúmenos crápulas que não merecem respeito. Para essa vagabundagem sem quaisquer resquícios de decência moral, fica registrado meu absoluto REPÚDIO. Sou defensor e apoiador dos cidadãos e cidadãs HOMOSSEXUAIS – até porque, tenho parentes consanguíneos de 1 grau nesse segmento social – que são pessoas integras, honradas, honestas e trabalhadores competentes, que sabem se conduzir com ética, decência, altruísmo e dignidade, sabem se valorizar e respeitar seus semelhantes. Que venha o DIA DO ORGULHO LGBTI.