Para Natália a situação de crise vivida no país impõe novos e imensos desafios para a Comissão. “Desde o governo Temer a educação pública tem sido um alvo preferencial dos ataques neoliberais. Com Bolsonaro não está sendo diferente. E com a pandemia a situação piorou muito. São cortes nos recursos, perseguições contra estudantes e professores, intervenções e um desmonte brutal das políticas de permanência. Temos que lidar com o crescimento da evasão e as questões que envolvem o ensino remoto. De tal forma que continuar na Comissão será uma tarefa muito importante para enfrentar esses temas e contribuir na defesa da educação pública, democrática e socialmente referenciada”, afirma Bonavides.
Comissão de Educação da Câmara Federal
A comissão trata de assuntos relativos à Educação em geral, como política e sistema educacional em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, questões relacionadas aos recursos humanos e financeiros para o setor. Foi criada em 1983, anterior à primeira legislatura da Câmara dos Deputados.
Enquanto integrante da Comissão, a parlamentar apresentou projetos em defesa dos estudantes e da educação pública, como o Projeto de Lei Escola Democrática (PL 1.189/19), além de atuar como relatora da subcomissão especial de monitoramento do PNE.