Candidato derrotado na disputa pela presidência do Senado, Rogério Marinho (PL-RN) deve assumir a liderança da oposição nesta legislatura. O PL indicou o nome de Marinho, que assume seu primeiro mandato de senador e também integrou o governo passado como ministro de Desenvolvimento Regional.
A notícia é da CNN Brasil. Ele deve representar a posição do grupo que tentou emplacar o nome dele para presidente da casa, mas perdeu para Rodrigo Pacheco (PSD). Na disputa, Marinho alcançou 32 votos. Atualmente, juntas as bancadas do PL, Republicanos e PP somam 22 parlamentares oposicionistas.
Outro ex-ministro do governo passado, Ciro Nogueira (PP), que foi da Casa Civil, está de volta ao Senado e já assumiu as funções como líder da Minoria. Ele é senador pelo Piauí.Mais alinhados com o governo Lula, há dois blocos de nomes parecidos, porém de diferentes integrantes.
O recém-criado bloco Democracia reúne 31 senadores do MDB, União Brasil, Podemos, PDT, PSDB e Rede. Também no campo governista, há o bloco parlamentar da Resistência Democrática, composto pelo PT, PSB e PSD – que juntos reúnem 28 membros.
Portal 96FM