SELO BLOG FM (4)

Depois de cumprir pena e ter direitos políticos cassados Eduardo cunha já pode ser candidato nas eleições deste ano

EDUARDO CUNHA. FOTO- RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) Carlos Augusto Pires Brandão suspendeu parte dos efeitos de resolução da Câmara dos Deputados que cassou o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha. Na prática, a decisão liminar libera o político para disputar as eleições deste ano.

O desembargador destacou que o ex-deputado federal poderá perder o direito de se candidatar nestas eleições caso, ao final do processo, seja reconhecida, sem qualquer tutela protetiva provisória, a nulidade da resolução da Câmara. “Ademais, em cenário de Estado de Democrático de Direito, conforme predito, a efetivação dos direitos políticos do agravante será, de alguma forma, avaliada diretamente pela soberania popular, mediante o exercício do direito de voto”, assinalou Brandão.

Como mostrou o colunista Guilherme Amado, Cunha já fazia campanha em fevereiro deste ano, quando ainda estava inelegível.

O ex-deputado estava visitando a Cidade de Deus e prometendo levar obras e benfeitorias usando o dinheiro do governo estadual. “Parece até que está apto a se candidatar em outubro. Mas não só não está como apenas um milagre permitiria que ele disputasse as eleições”, escreveu Amado, na época.

Com informações do Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui