O candidato do PSL à prefeitura de Natal, Sérgio Leocádio, apresentou à Justiça Eleitoral propostas que foram plagiadas integralmente do plano de governo que Gustavo Fruet (PDT) apresentou para governar Curitiba, o que aconteceu de 2013 a 2016.
Segundo o jornalista Dinarte Assunção, no Blog do Dina, o plano de governo de Fruet até hoje está no arquivos do site da Prefeitura de Curitiba.
Já o de Sérgio Leocádio apresentado à Justiça Eleitoral, além de plagiado, é marcado pela passagem bíblica de João 8:32, segundo quem “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
Levantamento do Blog do Dina identificou que Leocádio copiou integralmente da capital paranaense propostas para cultura, turismo, transporte, meio ambiente, urbanismo e assistência social.
Até mesmo a área de que Leocádio é, a segurança, teve propostas integralmente copiadas de Curitiba.
Leocádio também copiou as ideias sobre esporte e lazer, juventude, habitação e regularização fundiária e saúde.
A suspeita de plágio veio à público neste sábado através de uma imagem publicada no Twitter em que aparece menção à palavra “paranaense” dentro do plano de Sérgio Leocádio.
O Blog do Dina checou então a autenticidade da imagem e constatou que, de fato, no plano de Sérgio Leocádio há o seguinte trecho:
“Promover a semana da juventude, com apresentações culturais, seminários, e manifestações, representando as diversas identidades de juventudes, e fazendo com que o jovem paranaense tenha a oportunidade de mostrar trabalhos, projetos, iniciativas gerais de atuação e protagonismo juvenil”.
A constatação de que havia menção expressa à palavra paranense, no entanto, despertou a suspeita de que o resto do documento pudesse estar comprometido.
Ao submeter o plano de governo do candidato do PSL à Prefeitura de Natal à análise de dados em ferramenta específica, o Blog do Dina descobriu todos os trechos copiados integralmente do plano de Fruet.
Há seções inteiras que foram copiadas, como segurança pública e assistência social.
O Blog do Dina procurou a assessoria de imprensa de Sérgio Leocádio para posicionamento. Até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.