SELO BLOG FM (4)

Defensoria Pública do RN emite Nota de Repúdio aos recentes assassinatos de mulheres no estado

 MYKAELLA RUANNA FOI MORTA COM 5 TIROS NA CABEÇA (FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

MYKAELLA RUANNA FOI MORTA COM 5 TIROS NA CABEÇA (FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

O assassinato de três mulheres nos dois últimos dias no RN, tem causado comoção. Os crimes foram registrados nas cidades de São Rafael, Santa Cruz na quarta-feira (10), e ontem (11), uma jovem de 21 anos foi morta a tiros no bairro das Rocas em Natal. Todas foram vítimas de seus companheiros. Hoje, a Defensoria Pública do RN emitiu uma Nota de Repúdio onde convoca a sociedade a  ” combater a cultura machista, sexista, patriarcalista e a misoginia, fatores banalizados e comprovadamente geradores da violência rechaçada.”

Leia:

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte através da Coordenação do Núcleo Especializado de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar vem a público manifestar total repúdio aos 03 assassinatos de mulheres seguidos que ocorreram nestes últimos dois dias, no Estado do Rio Grande do Norte.
Essas vítimas tiveram suas vidas brutalmente ceifadas, apenas, possivelmente, no último caso, por aqueles que se diziam companheiros, pelo único fato de serem mulheres e exercerem o seu direito de dizer NÃO.
O Lar que deveria ser o lugar mais seguro está se tornando o mais perigoso para as mulheres unidas por vínculos de afeto.

Aos familiares das vítimas, desejamos que Deus possa com o tempo lhes dar o consolo .

Esta Coordenadora entende que todo e qualquer ato de violência contra a mulher, em razão da condição do sexo feminino, deverá ser punido nos termos da lei e, publicizado para conscientizar a população de que não podemos conviver com amores que matam e machucam.
A resposta deve ser célere, a investigação deve ser priorizada e a punição efetivada após o devido processo legal.
Esta Coordenadoria reafirma o compromisso de acompanhar as mulheres através do acolhimento na Defensoria Pública Estadual, entretanto salientamos a importância da denúncia, além da promoção de políticas públicas voltadas à prevenção, adotando-se valores e práticas firmadas numa sociedade mais igualitária e livre de qualquer forma de violência.

Entre as politicas o fortalecimento da rede de apoio, o abrigamento e a concessão de medidas que possibilitem a mulher a sair do ciclo da violência.
Esclarecemos que a vida só recomeça quando a violência cessa.
Ressaltamos que esta Coordenação possui um Projeto de empoderamento psicológico e financeiro para a mulher e que realizará a sua 8a. Edição no IFRN da cidade de São Gonçalo do Amarante no próximo dia 18 de agosto de 2016 dentro da Programação da Justiça Pela Paz em Casa.

Deste modo, CLAMAMOS pelo apoio de toda a sociedade Norte Rio Grandense para que junta a toda a rede de apoio, somemos forças, no intuito de combater a cultura machista, sexista, patriarcalista e a misoginia, fatores banalizados e comprovadamente geradores da violência rechaçada.

Somamos a nossa voz a da Secretaria de Políticas públicas para Mulheres do Estado do Rio Grande do Norte.

Natal, 12 de agosto de 2016

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO ESPECIALIZADO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DA DEFENSORIA PUBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE⁠⁠⁠⁠

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui