A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, prossegue nesta segunda-feira (30) com mais ações dentro do Maio Amarelo. Dentro da programação, um destaque especial para a conferência do escritor, jornalista e professor de Filosofia Guto de Castro sobre “Ética no trânsito: uma questão de segurança” que será realizada com os operadores da Transportadora Riograndense, no auditório da empresa, a partir das 14h.
Para o pensador “nunca se falou tanto em ética no país como nos dias de hoje. Mas, apesar de tanto se falar sobre o tema, as pessoas têm uma ideia errada da terminologia. Observamos sempre as pessoas julgando o comportamento alheio, mas dificilmente julgando os seus próprios atos”.
“Perceba que no trânsito não é diferente. Dentro deste cenário são definidas as leis de convívio. O que o cidadão (motorista, motociclista, ciclista, pedestre, etc) precisa entender é que ele é convidado a participar deste convívio, desde que respeite a lei em vigor. Pois, se ele não respeitar, a sociedade vai se defender por meio dos órgãos que cuidam do trânsito(PRF, Detran, STTU),” destaca o pensador.
Assim por analogia, a ética no trânsito é o motivo pelo qual agimos de forma segura no trânsito, respeitando todos os protocolos para a boa vida e a harmonia no trânsito. E isto tem relação direta com a virtude da prudência tão badalada por Aristóteles.
“Como exemplo destaco aquele caso em que o motorista dirige em velocidade regular, respeitando a sinalização e dirigindo de forma defensiva pelo simples fato de que seus ato traduzem a segurança no trânsito, a harmonia e o convívio feliz entre seus pares. Entretanto, por outro lado, observamos aquele condutor de veículo que somente age dentro das regras no trânsito onde a fiscalização está presente, principalmente a eletrônica, o agir sob o receio de punição. E isso é um perigo, pois virou a esquina este motorista será capaz de criar grandes problemas para si e para o próximo no trânsito”.
A ideia, portanto, é conscientizar o condutor sobre a importância do agir correto no trânsito. Não por que ele é um bom motorista, um motorista do bem, mas, porque é um dever moral agir dentro da lei. Senão, a lei é clara, ele será impedido de dirigir (impeachment). “Como observamos não são somente os presidentes que são impedidos de governar, motoristas também são impedidos pelo bem comum de todos no trânsito e nada vida”, concluir o pensador.
Ainda dentro do Maio Amarelo nesta segunda-feira (30), o palestrante Newton Filho fala sobre as mudanças no trânsito de Natal para motoristas da secretária estadual de Saúde; Ação Educativa no Colégio Êxito; e fechando maio (31), será realizada uma ação integrada do Programa Vida no Trânsito para homenagear às vítimas de acidentes no canteiro central da Av. Roberto Freire (na altura do Shopping Cidade Jardim), às 17h.