Se o WhatsApp foi fundamental para a proliferação de fake news nas eleições de 2018, agora esse serviço está ajudando a viralizar campanhas divertidas e fazendo de pequenos candidatos verdadeiras estrelas da política nacional.
Espalham-se pelo Brasil dezenas de candidatos que disputam a eleição de novembro com nomes engraçados (como a carioca Capitã Cloroquina ou o recifense Marcos Smoke, que defende a liberação da maconha), espantosos (caso dos senhores Paulo Bosta e Merda, ambos do interior paulista) ou estapafúrdios.
Em 2018, o sul-matogrossense Rola fez sucesso nacional anunciando “Rola neles” na eleição à Assembleia ou, quando estava com seu suplente Bola, “se Rola entrar, será com Bola e tudo”.
Um dos melhores exemplo da fama instantânea adquirida pelo WhatsApp é Nairon Bilhalva de Souza, um candidato a vereador da pequena Esteio, cidade com 68 mil eleitores e que faz parte da Grande Porto Alegre (RS).
O trunfo de Nairon tem a ver com seu nome de batismo, uruguaio, segundo ele conta, e que deve ser lido como Náiron. No entanto, é com a fonética de Nairôn mesmo que ele viralizou no país. Usando o sucesso mundial da música “All Night Long (All Night)”, de Lionel Ritchie, o filho de Nairon adaptou a letra da música para incluir as promessas de campanha do pai.
A versão foi gravada e aplicada em cima do videoclipe original da música. Assim, é o próprio Lionel Richie quem parece cantar para nós. “Meus amigos, a hora chegou/ De votar em alguém pra mudar/ Já cansamos daquelas promessas/ É sempre aquele blábláblá”.
Folha de S. Paulo