A parceria entre a Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC) e o Caboré Audiovisual para oferecer cursos livres de cinema inicia nesta semana, as aulas para os dois primeiros módulos de Linguagem Cinematográfica e Roteiro e Dramaturgia, que acontecem no Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da SIlva, com 40 alunos matriculados em cada uma das duas turmas.
De acordo com Haroldo Gomes, presidente da FUNPAC, a ideia de uma ação continuada formativa em audiovisual pretende fomentar a produção cinematográfica em Parnamirim.
“O resultado dessas oficinas será mostrado em um Fórum de Audiovisual e numa Mostra de Filmes que acontecerão no Cine Teatro, no próximo mês de dezembro”, disse o presidente da FUNPAC.
André Santos, ator que ministra o curso de Roteiro e Dramaturgia, iniciado ontem, segunda-feira (14), disse que mais da metade dos inscritos compareceram à abertura das aulas. “Os alunos se mostram ansiosos e com boas expectativas, querendo realizar todo o cronograma dos outros cursos que ainda serão oferecidos”, disse o ator André Santos.
O professor André Santos lembra que os alunos que se inscreveram para os cursos livres de cinema e desistiram da participação, serão imediatamente substituídos pelos que aguardam na lista de reserva de vagas.
A abertura de vagas para os próximos cursos de cinema livre a serem realizados no Cine Teatro Municipal será divulgada no mês de junho, no site do Caboré Audiovisual.
O curso de Linguagem Cinematográfica terá início na próxima sexta (18), das 19h às 21h e no sábado, das 10h às 12h, com carga horária de 10 horas. ministrado pela produtora Vitória Real. As aulas introduzirão os fundamentos teóricos básicos da linguagem do cinema com o objetivo de afinar o olhar para a leitura fílmica.
O módulo percorrerá pelos tópicos: Introdução a história do cinema; Os caracteres fundamentais da imagem fílmica; O papel criador da câmera; Os elementos fílmicos não específicos; As elipses; Ligações e transições e Metáforas e Símbolos.
Já o curso de Roteiro e Dramaturgia teve início ontem, segunda-feira (14), ministrado pelo produtor André Santos e terá carga horária de 32 horas. As aulas irão abordar noções necessárias para a construção de um roteiro cinematográfico, começando pelo domínio da formatação e de gêneros cinematográficos, assim como em estudos de universos dramatúrgicos.
Ao longo das aulas, os alunos desenvolverão técnicas de construção de narrativa por meio de exercícios práticos que os ajudarão a criar personagens, desenvolver diálogos e construir um arco dramático.
As inscrições para estes dois primeiros de um total de nove cursos (Produção, Direção, Atuação, Som Direto e Desenho de Som, Direção de Arte, Cinematografia e Produção – módulo 2) estiveram abertas do dia 23 de abril ao último dia 10 de maio, no site do Caboré Audiovisual.