O curso “Negócio Certo Rural” dado no Sítio Grossos, comunidade quilombola localizada na zona rural do município potiguar de Bom Jesus, promete mudar a realidade da região. A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Norte (Senar-RN), com apoio da Emater. O encerramento ocorreu na última sexta-feira (5). O curso foi focado nas necessidades dos pequenos produtores locais, que precisavam aprender a auferir bem as despesas e lucros com a atividade de panificação que desenvolvem no Sítio Grossos. A comunidade tem com principal fonte econômica a produção de alimentos e artesanatos típicos.
Na área alimentícia podemos listar produtos que utilizam ingredientes tradicionais do Nordeste, tais como leite de coco, castanha de caju (para o preparo do bolo preto, ou bolo pé-de-moleque), mandioca (na fabricação do bolo de grude, beiju etc.), dentre outros. O fomento à atividade rural, iniciado localmente pela Emater no ano de 2014, veio ao encontro de seus anseios para auxiliar na implementação de uma panificadora, onde produzem pães e salgados. O projeto foi pensado coletivamente e envolveu os moradores através da Associação Comunitária de Sítio Grossos. Foram selecionadas, a princípio, cinco famílias que demonstraram interesse em se envolver no projeto, e já produziam vários tipos de pães, salgados e doces.
O êxito de vendas nas feiras livres e comunidades da região fez com que necessitassem adquirir maquinários que aumentassem a produção. Com a orientação da Emater-RN, os moradores se uniram e investiram na compra de equipamentos de panificação de segunda mão, tais como um cilindro grande de massa, capaz de produzir até 30 quilos de uma só vez, estufas para pães etc. O extensionista rural da Emater que acompanha a comunidade quilombola, Alinson Petri, intermediou o contato com um padeiro da região, que foi ao Sítio Grossos realizar um curso de fabricação de pães e massas e aperfeiçoar os conhecimentos dos moradores.
Estiveram presentes membros da comunidade local, extensionistas rurais da regional da Emater em São Paulo do Potengi, representantes do Senar, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (Sintraf) e da Prefeitura Municipal de Bom Jesus. Na ocasião houve um almoço de encerramento e procedeu-se à entrega dos certificados de conclusão aos participantes. Capacitação que gera transformação A produção ia bem, mas a lucratividade ainda parecia insuficiente. Para identificar e sanar o problema, a Emater solicitou ao Senar a realização de cursos voltados à gestão de negócio, que instruíram os participantes e os ajudaram a perceber que seu lucro não era eficaz porque as receitas tinham praticamente o mesmo valor das despesas.
A capacitação ajudou os moradores da comunidade quilombola a encontrar os pontos fortes de suas produções e a valorizá-los, calculando com precisão o valor dos investimentos e, assim, deduzir o valor de venda e a margem de lucro que pretendem obter. A realização das capacitações integra a estratégia da Emater em prol do melhoramento da gestão rural. Através do extensionista rural que atende a comunidade, deu suporte à atividade de capacitação, mobilizou e selecionou os produtores rurais locais interessados em participar do curso.
É a segunda vez que a parceria entre Emater e Senar rende frutos que beneficiam os pequenos produtores rurais do Sítio Grossos. Foi realizado, anteriormente, programa voltado à capacitação das mulheres do campo, intitulado “Com licença, vou à luta”. Com noções de gestão e com conteúdos específicos de desenvolvimento humano, o programa ajuda as mulheres a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família ou auxiliando o marido e transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso do trabalho rural.