
O Cursinho Popular Djalma Maranhão inicia, neste sábado (8), uma série de aulões gratuitos de revisão para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As atividades acontecem das 8h às 12h, na Casa Socialista, em Ponta Negra, com distribuição de material didático no local.
A primeira revisão será de Geografia, ministrada pelo professor Agenor. No sábado seguinte, 15 de novembro, o conteúdo revisado será Matemática, com o professor Fininho. As aulas são abertas ao público e conduzidas por docentes voluntários que atuam no projeto.
Este é o primeiro ano de funcionamento do cursinho, que também promoveu aulas para o concurso da SESAP em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN) e manteve uma turma regular de preparação para o Enem 2025.
Além das aulas de rotina, o cursinho realizou atividades especiais, como uma aula de Física no Medway com o professor Rafael Medeiros, uma aula-espetáculo com Netinho de Adelaide e Os Inimigos do 8/1 — iniciativa do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) da UFRN — e um encontro de análise de conjuntura com o vereador e professor universitário Daniel Valença (PT/RN).
Segundo o coordenador do cursinho, Rodrigo Alcoforado, a iniciativa resgata a memória do educador e ex-prefeito Djalma Maranhão e do projeto “De pé no chão também se aprende a ler”, interrompido pelo golpe de 1964. Já a deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) ressaltou o caráter popular e colaborativo do projeto, destacando o trabalho dos professores voluntários.
Portal da Tropical

