O município de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, será sede da 20ª edição da Ruraltur, a maior feira de turismo rural do Brasil, entre os dias 21 e 23 de novembro. Com o tema “Turismo Rural, empreendedorismo, e desenvolvimento sustentável em Territórios de Geoparques Mundiais da UNESCO”, o evento promete reunir mais de 4 mil participantes e promover conexões entre empreendedores, produtores rurais e o público presente no local.
Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, Veronica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, destacou o Geoparque Seridó como um dos principais motivos que levaram Currais Novos a sediar a Ruraltur e será uma das temáticas abordadas no evento.
“Uma das temáticas que iremos utilizar será o geoparque. Nós teremos um seminário de turismo rural e um encontro de geoparques do Seridó, que acontecerá no evento. Com temáticas sobre geoparque, a importância do turismo rural, da sustentabilidade. Porque não adianta falar sobre geoparque, que está intimamente ligado à questão da educação e do fomento ao empreendedorismo sustentável, para a gente poder realmente dar mais vida e visibilidade ao geoparque”, conta.
O evento é resultado de uma parceria estratégica entre o Sebrae-RN e o Governo do RN, com o propósito de proporcionar aos participantes experiências exclusivas no turismo rural sustentável. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as tradições locais e a gastronomia regional, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a economia rural, com foco nas atrações do Geoparque do Seridó. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site oficial: inscreva-se aqui.
No local será montado um espaço para 120 expositores que apresentarão produtos e serviços que levarão os participantes a vivenciar experiências únicas.
O Seridó Geoparque Mundial, que possui 21 geossítios, integra a lista com 117 Geoparques Mundiais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com formações geológicas, pinturas rupestres, bioma característico ocupa em torno de 2.800 quilômetros quadrados de área, abrangendo o território de seis municípios do Rio Grande do Norte são eles Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Tribuna do Norte