A ensaísta, poeta, pesquisadora e escritora de prosa de ficção, Josimey Costa, é nome forte para ser a nova imortal da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, que ocupará a Cadeira32, vaga em razão do falecimento do ex-governador Geraldo Melo.
Paulista de nascimento, veio morar em Natal entre os anos 1960/1970, onde fez seus estudos iniciais, que culminaram na carreira de professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Josimey é doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECOPÓS/UFRJ).
Publicou obras como “Casa de Penhores”, “Quase conto”, “No limite da traição: comunicação de massa, cinema e vínculos sociais”, entre outras.
“Sou pré-candidata à vaga da cadeira 32 porque acredito que a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras é uma instituição muito importante, responsável por preservar nosso patrimônio cultural letrado. Ao mesmo tempo, a Academia possibilita todo um leque de ações no sentido de ampliar a difusão e o acesso ao conhecimento. É nesse sentido que entendo poder contribuir com minha disposição de trabalho e minha condição de mulher escritora”, justifica Josimey.