O Centro Histórico de Natal entrou na rota do turismo internacional. Nesta terça-feira, 15, um grupo de visitantes alemães, que chegou à capital potiguar a bordo do navio cruzeiro World Explorer, da companhia Mystic Cruises, atracou no Porto de Natal por volta das 7h desta terça. Os turistas desembarcaram para um city tour pela região afim de conhecer os principais pontos históricos locais. Vindo da Ilha de São Vicente, em Cabo Verde. A previsão é permanecer na cidade até por volta das 16h30, do mesmo dia, com destino a Recife (PE).
O passeio contempla os principais pontos do corredor histórico e cultural de Natal, com destaque para os grafites no Beco da Lama. Ao passar por esses locais, os visitantes receberam informações sobre a história da capital, os movimentos culturais, arquitetura e a religiosidade do natalense.
Segundo o site da companhia, o cruzeiro de luxo, que transporta até 200 passageiros e 110 tripulantes, teve um custo de 70 milhões de euros, mede 126 metros de comprimento, 19 metros de largura e 4,7 metros de calado. Ainda, possui varandas em todas as cabines, pista de corrida ao ar livre, ginásio e sauna, spa, sala de observação com cúpula de vidro, sala de conferências, bar, lounge amplo e separado, refeições ao ar livre opcionais, biblioteca e áreas de estar com vista para o mar nos dois lados do navio.
Novos Projetos
Dentre os principais investimentos executados pelo poder público municipal para revitalizar o Centro Histórico da cidade estão: o novo Beco da Lama; a reforma do Espaço Cultural Ruy Pereira; melhorias na iluminação pública; instalação de lixeiras e o reforço no patrulhamento da área por parte da Guarda Municipal.
No campo cultural, a gestão do prefeito Álvaro Dias vai potencializar a vocação artística do Centro Histórico com a realização de diversos eventos. Em breve, uma extensa programação cultural será organizada nessa área. Através da Secretaria de Cultura, uma seleção artística foi feita para auxílio financeiro na organização da programação dos eventos do Centro Histórico. Projetos de samba, artes plásticas, cultura popular, dança, tributos, homenagens e tradições que vão do coco ao choro, estarão na pauta semanal do Beco da Lama e adjacências.