A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) suspendeu nessa segunda-feira (19), as cirurgias eletivas agendadas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, após sofrer com uma alta demanda de pacientes, vítimas de acidentes e transferidos de outras unidades, de modo que foi dada prioridade à urgências. A confirmação da suspensão foi dada em nota pela Sesap, que não definiu quando esses procedimentos serão retomados.
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel esclarecem que o serviço de cirurgias eletivas da unidade sofreu uma interrupção parcial nesta segunda-feira (19) devido a uma sobrecarga na capacidade de atendimento, gerada tanto por demandas de pacientes advindos do interior do estado como pela ocorrência no final de semana de acidentes com múltiplas vítimas. As equipes do Walfredo Gurgel seguem trabalhando para a liberação das salas cirúrgicas e de pós-operatório para retomada plena das cirurgias o mais breve possível”, informou a nota.
Segundo a assessoria de imprensa da pasta, além da demanda, a retomada vai depender da dinâmica de evolução dos pacientes, mas não deve demorar a semana inteira. O Walfredo Gurgel realiza cirurgias eletivas seja com equipes próprias, ou com terceirizados. A capacidade é de fazer até 1.200 desses procedimentos mensais. Segundo a Sesap, as cirurgias de urgência seguem sendo feitas, mas as que já estavam agendadas devem sofrer com interrupção dos prazos.
Com informações da Tribuna do Norte