
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), Roberto Wagner, anunciou nesta segunda-feira (1º), em entrevista à 98 FM Natal, a realização de uma força-tarefa para fiscalizar imóveis no bairro da Ribeira, em Natal, com o objetivo de identificar fachadas em risco de queda.
Segundo Wagner, a ação surgiu após registros recentes de desabamentos de fachadas na capital, um deles com vítima fatal. O Crea-RN procurou a Prefeitura de Natal para articular a iniciativa em conjunto com a Defesa Civil e outras secretarias municipais. “Estamos liderando uma verdadeira força-tarefa. Nossa fiscalização está presente fazendo a varredura na Ribeira, em parceria com a Prefeitura e o grupo Revita Ribeira”, destacou.
A operação contará ainda com a participação do Instituto Brasileiro de Perícias e Avaliação, ligado ao Crea, além de universidades que irão mobilizar estudantes para realizar registros fotográficos das fachadas que apresentem problemas estruturais. Todo o material será entregue à Prefeitura para subsidiar medidas de reparo e preservação. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também acompanha o trabalho.
O presidente do Crea-RN explicou que a iniciativa tem caráter preventivo e visa evitar desastres em prédios antigos e muitas vezes abandonados na região histórica da cidade. “É a engenharia se antecipando para que não tenhamos riscos. A responsabilidade primeira é do proprietário do imóvel, mas o nosso papel é alertar e proteger a sociedade”, afirmou.
O mutirão está marcado para o dia 13 de setembro, um sábado pela manhã, e marcará o início das ações sistemáticas de fiscalização e monitoramento das fachadas da Ribeira.
Portal 98 FM

