A obra na cratera que se abriu na BR-101 Norte, entre a avenida Moema Tinoco e a entrada do bairro Moinho dos Ventos, em Extremoz, ainda não tem data para ser concluída. A informação foi confirmada ao Portal da Tropical pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (Dnit-RN).
No último dia 18 de novembro, a ponte metálica instalada no trecho e que permitia o tráfego pelo local foi retirada. Inicialmente, a previsão do Dnit era de 21 dias. Ou seja, nesta sexta-feira, 9 de dezembro, o serviço estaria finalizado e o trânsito totalmente liberado. Mas isso não deve ocorrer.
Em nota, o departamento informou que um novo prazo será estabelecido e que ainda não há previsão para a conclusão do serviço. “O Dnit informa que um novo cronograma da obra será acordado hoje (06/12) em reunião entre o Dnit e a empresa executora [da obra]”, esclareceu.
A cratera se abriu no último dia 13 de setembro. Um caminhão-guincho passava pelo local quando a estrutura desmorou. Ninguém se feriu. Oito dias depois, a ponte metálica instalada pelo Exército Brasileiro foi liberada e o fluxo voltou a seguir pela BR-101.
Com a retirada do equipamento no último dia 18 de novembro, o fluxo voltou a ser completamente bloqueado no trecho. Até que a BR-101 seja liberada, os motoristas que precisam passar pelo local devem buscar rotas alternativas.
Confira os desvios:
Sentido litoral norte: para quem já está na BR-101, após passar pelo entroncamento com a BR-406 e distrito industrial de São Gonçalo do Amarante, o caminho é acessar o centro de Extremoz na rotatória localizada no Km 75 da BR-101 (proximidade da Ambev). Quem está na zona Norte de Natal ou vem de outras regiões pela ponte Newton Navarro, o caminho é pela Estrada de Genipabu, seguindo até a BR-101 no Trevo de Estivas.
Sentido Touros/Natal: acessar o município de Extremoz pelo bairro Moinho dos Ventos ou seguir sentido Genipabu, no trevo de Estivas.