SELO BLOG FM (4)

CPI da Covid no RN: Kelps quer convocar governador da Bahia e mais 6 para explicar compra de respiradores

FOTO: JOÃO GILBERTO

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), provável presidente da CPI da Covid que será instalada na próxima semana na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou nesta quarta-feira (28) que, assim que os trabalhos da comissão forem iniciados, vai pedir a convocação do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Procurado pelo PORTAL DA 98 FM, o governador informou que não vai comentar.

Para isso acontecer, será preciso que a maioria da comissão (que tem cinco membros) aprove o requerimento. A primeira reunião da CPI está marcada para o dia 4 de agosto. Nesta data, serão escolhidos o presidente e o relator. Já há um acordo para que Kelps Lima seja o presidente e para que o deputado Francisco do PT seja designado o relator.

Segundo Kelps, Rui Costa será chamado para depor na condição de presidente do Consórcio Nordeste, do qual o Governo do RN faz parte. Se for oficialmente convocado, o governador baiano terá de dar explicações à CPI sobre a compra frustrada de 300 respiradores pulmonares no auge da pandemia de Covid-19.

O consórcio antecipou na compra R$ 48 milhões para a empresa Hempcare, mas não recebeu os equipamentos nem o dinheiro de volta. O Rio Grande do Norte participou da compra com uma cota de R$ 5 milhões por 30 respiradores. O calote, revelado e denunciado pelos próprios governadores da região, está sob investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Os estados nordestinos constituíram o Consórcio Nordeste pera gerar economia e levaram um trambique. O consórcio juridicamente se equipara a uma autarquia, pois é constituído com recursos públicos de cada um dos estados nordestinos. Os responsáveis pela administração do consórcio devem esclarecimento ao povo do Rio Grande do Norte, que perdeu 5 milhões de reais, o que resultou em mortes e sofrimento para população potiguar”, enfatizou Kelps, em publicação no Twitter.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui