SELO BLOG FM (4)

Covid-19: Brasil pode atingir pico de 5 mil mortes diárias entre abril e maio

ESTUDO CONDUZIDO PELO PESQUISADOR MÁRCIO WATANABE APONTA QUE DOENÇA AINDA VAI PIORAR SE MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NÃO FOREM ADOTADAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) aponta que o  Brasil pode chegar a um pico de cinco mil mortes por Covid-19 num único dia entre abril e início de maio. A projeção é do professor do Departamento de Estatística Márcio Watanabe com base na sazonalidade da doença.

De acordo com Watanabe, doenças respiratórias, como a Covid-19 e a gripe, acontecem mais durante o outono e inverno por uma série de fatores. Entre eles, uma baixa de imunidade natural no corpo humano durante esse período, mudanças de comportamento humano e até o fato de ficarmos mais tempo em ambientes fechados.

Segundo o estudo, há evidências de que a sazonalidade afeta a transmissão da Covid-19 e que, por isso, a tendência é a de que as contaminações cresçam de março a maio em países do hemisfério sul, em particular no Brasil , e também em locais que seguem padrões sazonais semelhantes ao nosso, como Índia e Bangladesh: “aqui, o pico de óbitos será provavelmente em abril ou início de maio, com um valor estimado de até cinco mil óbitos diários. O valor real do pico dependerá da velocidade da vacinação nos próximos meses e das medidas de distanciamento adotadas”.

Segundo ele, o Brasil vê um aumento de casos desde o fim do ano passado por conta do relaxamento das medidas de distanciamento social . No entanto, explica Watanabe, a inflexão neste momento do começo do outono é ainda maior, justamente por conta da sazonalidade, o que ainda vai se acentuar.

iG

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui