O governo federal, através de portaria da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica instituiu a chamada Tarifa Social para consumidores de energia elétrica e que estejam entre as famílias na faixa de baixa renda, ou em estado vulnerabilidade.
Em cada estado da federação as concessionárias de energia elétrica é que fazem a seleção dessas famílias e aqui no Rio Grande do Norte a COSERN vem efetuando esse controle e agora anuncia que desde o início da pandemia de covid-19, já inseriu 63.462 famílias potiguares na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede desconto de até 65% de desconto na conta de luz aos clientes classificados com baixa renda.
Na nota distribuída à imprensa, a concessionária de energia elétrica no estado diz que “Com uma estratégia inovadora, a Cosern passou a realizar o cadastro de forma proativa, por meio de consulta ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Atualmente, a concessionária contabiliza 351.944 famílias cadastradas no programa. Desse total, mais de 10.800 cadastros foram feitos em 2021”.
Para a Cosern, na maioria dos casos, os inscritos tiveram o seu direito garantido sem sequer procurar a empresa.