SELO BLOG FM (4)

Corpo de Bombeiros desaconselha banho noturno na Redinha e vai instalar placas

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte passou a desaconselhar o banho noturno na Praia da Redinha, prática que virou sensação nas últimas semanas em Natal. Em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira 19, a corporação anunciou que serão instaladas placas no local para alertar os banhistas sobre os riscos.

“Nessa área, não indicamos o banho. Nas pedras, pode acontecer de um membro ficar preso. A pessoa pode se arranhar nos animais marinhos que ficam ali, que a gente chama de cracas. Além disso, por ser uma região onde passa o rio, dependendo da maré, pode ter uma corrente muito forte que oferece um risco maior ao banhista”, afirma o tenente Christian Bari, comandante do Grupo de Busca e Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros, a iluminação existente no local não é suficiente para dar boa visibilidade aos banhistas e a agentes que eventualmente precisem trabalhar em buscas por vítimas de afogamento. “Essa região não é recomendada para banho. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático não recomenda, em hipótese alguma, o banho noturno. Existe uma visibilidade aqui, mas ela é limitada”, destaca.

“Essa iluminação não é suficiente para garantir a segurança do banhista. Existe uma máxima no salvamento aquático que é a seguinte: o que não podemos ver, não podemos guardar”, destacou.

Placas de sinalização devem ser instaladas nos próximos dias para alertar os banhistas. O trabalho será realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceira com a Prefeitura do Natal. “Pensamos em ações para realizar na praia para garantir a segurança da população. Vamos focar principalmente em instalação de placas, informando dos riscos e alertando a população a respeito do banho noturno”, enfatizou o tenente Bari.

Em nota, o Corpo de Bombeiros já havia dito que, no período noturno, a visibilidade é reduzida, o que dificulta a identificação de buracos, pedras, animais marinhos e correntes de retorno, aumentando significativamente o perigo para os banhistas.

Além disso, não há atuação regular de guarda-vidas à noite, o que pode atrasar ou até impedir o socorro em casos de afogamento. O CBMRN orienta que a população priorize o banho de mar durante o dia e apenas em áreas com presença de guarda-vidas, evitando entrar na água após o pôr do sol. Em situações de emergência, a recomendação é acionar imediatamente o número 193.

Banho noturno vira febre em Natal

Tomar banho de mar à noite na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal, virou tendência entre jovens e tem se espalhado pelas redes sociais, especialmente no TikTok. Vídeos publicados nas últimas semanas mostram grupos aproveitando o mar após o pôr do sol, principalmente no trecho em frente ao Mercado da Redinha. O local passou a ser frequentado após o reforço na iluminação com a reabertura temporária do mercado.

A prática ganhou força com a estética dos registros noturnos: água iluminada, música ao fundo e a vista da Ponte Newton Navarro como cenário. As postagens acumulam milhares de visualizações e reproduzem um mesmo roteiro – um grupo no mar, registrando o momento e compartilhando a experiência.

Na semana passada, a Prefeitura do Natal anunciou que pretende construir uma rampa de acesso à praia para organizar e tornar mais seguro o fluxo de pessoas. Ainda segundo a gestão municipal, haverá reforço na limpeza urbana e na fiscalização ambiental e do comércio informal, além de ações para preservar o patrimônio público.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui