Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) tratou a respeito do voto auditável nas eleições. “É um tema importante e precisa ser discutido pelo Congresso Nacional”, disse.
Coronel Azevedo lembrou que “esse projeto já era para ter sido votado e foi retirado de pauta”. Ele informou que “no próximo dia 1º de agosto será realizada uma manifestação popular em defesa do voto auditável. Estarei em Brasília. Precisamos fazer, por vontade do povo e em defesa da democracia, com que o Congresso aprecie e aprove essa matéria.
O deputado destacou que “nosso sistema de apuração é obsoleto se comparado a outros países. Estamos ainda na primeira geração do sistema eletrônico, enquanto muitos países passaram a usar segunda e terceira gerações, que são capazes de conferir se houve ou não erro e se o resultado apresentado está condizente com a vontade popular”.
O parlamentar justificou que é “importante para a transparência no sistema eleitoral do Brasil, fundamental para a manutenção de nossa democracia”.