Um estudo feito pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR) colocou o Rio Grande do Norte na quinta posição no ranking de transparência com relação aos dados das políticas desempenhadas pelos estados e pela União no combate ao novo coronavírus no país. A classificação foi atualizada nessa quinta-feira (9).
De acordo com a OKBR, o RN soma 60 pontos, do máximo de 100, e divide a quinta posição com o Ceará, que tem a mesma pontuação. Os estados ficam atrás de Pernambuco, com 90; do Maranhão, que tem 71; de São Paulo, com 69; e do Rio de Janeiro, com 62 pontos.
O primeiro estudo foi publicado no último dia 2 de abril. Na ocasião, o RN tinha apenas 29 pontos e ficou na 11ª colocação. De acordo com a organização, o avanço do estado no ranking se deu porque a Secretaria de Saúde Pública “passou a publicar uma base única com o registro de cada caso”. A justificativa ainda acrescenta que a Sesap “disponibiliza microdados e base de dados em formato aberto”.
A avaliação destaca ainda que, nos últimos sete dias, 15 estados e o governo federal passaram a publicar mais dados. Apesar do incremento, 78% ainda não publicam informações suficientes para monitorar a Covid-19.
O estudo mostra também que sete estados seguem com nível “opaco”, de zero a 19 pontos, são eles: Goiás, Santa Catarina, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Amapá e Pará (único que não tem pontuação). Apesar desses dados, a OKBR avaliou que metade dos estados melhorou de alguma forma a disponibilização de dados sobre a pandemia, seja criando novas maneiras de acesso ou incrementando os meios já disponíveis.
“A rápida resposta dos estados reforça a importância da definição de parâmetros de qualidade de dados para que os gestores possam orientar suas equipes”, avalia Camille Moura, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR. O próximo estudo está previsto para o dia 16.