O Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) interrompeu, nesta segunda-feira 9, todas as competições esportivas no país. A decisão, em razão do surto de coronavírus na Itália, foi tomada em comum acordo entre as principais federações do esporte italiano, como a Federação Italiana de Futebol (Figc), que também suspenderá o Campeonato Italiano.
“Todas as decisões devem ser consideradas corretas e em total conformidade com as regras e leis emitidas. Todas as atividades esportivas, em todos os níveis, estão suspensas até o dia 3 de abril. Solicitamos ao governo que inclua o setor esportivo, profissional e amador, no plano de apoio econômico, que pode compensar os inconvenientes e emergências que o esporte enfrentou com senso de dever. “
A decisão, no entanto, não engloba competições internacionais. Inter de Milão, Juventus e Atalanta ainda estão vivas em torneios europeus e entrarão em campo nesta semana. Em outros esportes, atletas estão em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Giovanni Málago, presidente do Coni, ainda terá de solicitar a Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália, e Vincenzo Spadafora, ministro do esporte, um decreto especial para suspender de fato as competições nacionais. Devido ao consenso entre as principais federações esportivas nacionais, o decreto não deve demorar a ser expedido. Além disso, ainda existe a insatisfação dos jogadores, como Mario Balotelli, do Brescia, que usou suas redes sociais para pedir a suspensão do Italiano.