SELO BLOG FM (4)

Consignados para servidores do RN são suspensos novamente; Governo do RN diz que causa é mudança na data do pagamento

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os empréstimos consignados para servidores públicos do Governo do Rio Grande do Norte foram suspensos novamente no Banco do Brasil. Pouco mais de um mês depois de os empréstimos serem tomados, a instituição financeira voltou a cortar a concessão dos créditos por falta de pagamento de parcelas já vencidas.

A denúncia do corte foi feita nesta semana pelo Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp). O sindicato reclama que as parcelas dos empréstimos são descontadas no contracheque dos servidores, mas não são repassadas pelo governo estadual para o Banco do Brasil.

Os empréstimos consignados para servidores ficaram suspensos durante quase todo o 1º semestre e foram retomados no início do mês passado, após o governo pagar uma dívida de R$ 150 milhões com o BB. O pagamento foi feito através da venda da folha de pagamentos, que rendeu ao Estado, ao todo, R$ 300 milhões.

O Governo do Rio Grande do Norte afirmou nesta sexta-feira (28) que a suspensão dos empréstimos consignados para servidores públicos do Estado no Banco do Brasil é temporária. Em nota, a gestão estadual declarou que solicitou ao banco uma mudança na data de pagamento das parcelas, do dia 20 de cada mês para o dia 5, o que provocou a interrupção momentânea. Os empréstimos devem ser retomados após essa data.

“A Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte esclarece que a interrupção no acesso do funcionalismo público estadual à modalidade de empréstimo consignado ocorre por necessidade de ajuste técnico do banco para mudar a data de débito, solicitada pela gestão, passando do dia 20 para o dia 5. Esse ajuste técnico foi autorizado pela instituição financeira, mas ocorre a suspensão temporária do acesso à transação até que ocorra a atualização do sistema do banco”, afirmou o governo, em nota.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui