SELO BLOG FM (4)

Confira os concursos públicos previstos para o Rio Grande do Norte em 2023

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Quem aguarda por novos concursos no Rio Grande do Norte pode esperar um ano de 2023 com muitos editais. Pelo menos, é o que consta no planejamento do estado, tanto no Executivo quanto no Judiciário.

Em relação ao Poder Executivo, com a reeleição da governadora Fátima Bezerra, os concursos previstos no seu primeiro mandato, que ainda não foram abertos, são aguardados para este segundo, que terá início em 2023.

Entre as seleções está a da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Previsto nos últimos anos, o concurso teve sua banca organizadora contratada recentemente e, agora, aguarda apenas a publicação do edital, com 1.158 vagas de praças (soldados).

Já no Poder Judiciário, a espera é pelo edital do concurso TJ RN, que está autorizado e promete mais de 900 vagas. Confira abaixo esses e outros concursos RN aguardados para 2023!

Confira os próximos concursos Rio Grande do Norte 2023

PM RN

O concurso PM RN contará com 1.158 vagas, sendo 1.128 para o ingresso de praças (soldados) e 30 para o posto de praças músicos.

A seleção será organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Como a banca já foi contratada, o edital pode ser publicado a qualquer momento.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, a previsão é para que edital seja lançado em 2023. A carreira de praça é destinada a quem concluiu o nível superior em qualquer área.

Em 2018, quando foi publicado o último edital, os ganhos iniciais para a carreira eram de R$2.904. No entanto, conforme Lei de 2019, os valores atuais são de R$3.571,82.

IDIARN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte prepara o seu novo concurso IDIA RN, por meio da sua comissão organizadora, formada neste último semestre.

Cabe à equipe realizar os estudos internos para o levantamento das necessidades reais de pessoal para o quadro efetivo do IDIARN, com suas respectivas justificativas.

Com o número de vagas e cargos aprovados, a comissão poderá escolher e contratar a empresa que ficará responsável pelo concurso.

Somente com banca contratada, um novo edital poderá ser publicado. A expectativa é para que isso ocorra em 2023.

Idema RN e Detran RN

Outra seleção prometida pela governadora Fátima Bezerra é a do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN).

Em agosto, durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), a governadora prometeu um novo concurso Idema RN.

“Faremos concurso, sim, no Idema para o Estado ser ainda mais eficiente e proativo […] Hoje, a maioria dos servidores do Idema é de terceirizados. Há um esforço para um atendimento qualificado e que vem sendo feito, mas é preciso fazer o concurso público”, acrescentou.

Assim como o Idema RN, o Governo do Rio Grande do Norte também tem o concurso Detran RN como uma promessa de gestão.

Previsto desde o início do ano, o edital segue sem data para publicação. Os cargos e o número de vagas que serão oferecidos ainda não foram revelados.

TJ RN

Por fim, o Poder Judiciário também prepara o seu concurso TJ RN. Autorizada, a seleção contará com 917 vagas, sendo 229 imediatas e 688 para a formação de um cadastro de reserva.

Com o aval,  a publicação do edital pode ocorrer neste fim de ano ou no início de 2023. A seleção terá oportunidades para cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:

  • nível médio: técnico judiciário (160 imediatas e 288 no cadastro reserva); e
  • nível superior: analista judiciário na área de Tecnologia da Informação (35 imediatas mais 144 no CR) e analista judiciário das áreas de Psicologia (12 + 68 no CR), Serviço Social (seis + 51 no CR), Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia (nove + 17 no CR), História ou Museologia (uma + seis no CR), Arquivologia (uma + seis no CR), Biblioteconomia (uma + seis no CR), Pedagogia (duas + seis no CR) e Direito (duas + 96 no CR).

Os candidatos de nível médio serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, enquanto os de nível superior terão uma terceira etapa, sendo ela a análise de títulos.

Além disso, o concurso do Tribunal será regionalizado, com vagas distribuídas pelas seguintes regiões: Oeste Potiguar; Central Potiguar; Agreste Potiguar; Leste Potiguar; e Natal.

Com informações da Folha Dirigida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui