O MDB foi o partido com mais prefeitos eleitos no Rio Grande do Norte nas eleições municipais deste ano. O partido elegeu prefeitos em 39 dos 167 municípios potiguares, 23% dos pleitos. A maior cidade conquistada pelo MDB foi Apodi, na região Oeste. O candidato Alan Silveira foi eleito prefeito com 13.731 votos. Em seguida, aparece o PSDB com 31 prefeituras e o DEM, com 17.
Nos maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte, Natal e Mossoró, as prefeituras foram conquistadas pelo PSDB e Solidariedade, respectivamente. Além da reeleição de Álvaro Dias em Natal, o PSDB teve outras 30 cidades, mas o Solidariedade está entre os partidos com menores prefeituras. Além de Mossoró, onde Allyson Bezerra saiu vitorioso, o Solidariedade também ganhou em Acari.
Candidaturas sub judice
Em duas cidades potiguares, Guamaré e Santana do Seridó, os dois candidatos mais votados estão com as candidaturas sub judice. Os candidatos são Hélio de Miudinho (MDB), em Guamaré, e Hudson (PSD), em Santana do Seridó. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não os considerou vitoriosos no pleito e o resultado está suspenso.
Assú
Em Assú, na região Oeste, o candidato eleito, o prefeito Gustavo Soares (PL), venceu a eleição com cinco votos de diferença e foi reeleito. Ele recebeu 16.823 votos válidos, 49,12% do total. O candidato adversário, Ivan Júnior (Republicanos), recebeu 16.818, 49,11% dos votos válidos. Além dos dois candidatos, Luis Oliveira (PSC) teve 1,78% dos votos, com 608 votos.
Pendências
Cidade que chamou atenção do cenário político nacional graças ao jingle contra o candidato Paulo Barreto (PT), Pendências teve o atual prefeito, Flaudivan Martins (MDB), reeleito. Com o resultado, o MDB vai para o quinto mandato seguido na cidade. Paulo Barreto terminou em segundo, a frente do grupo político que tradicionalmente rivaliza o pleito com o MDB.
Florânia
Galo (PSDB) será o prefeito de Florânia no mandato 2021-2024. Isso porque ele foi votado por 3.217 eleitores do município, nove votos a mais do que o segundo colocado, Hélio (PSB). Além deles, Odai Pereira (Solidariedade) também participou do pleito e levou 79 votos.
Arez
Com 56,76% dos votos Bergson Iduino foi eleito prefeito do município de Arez. Ele recebeu 5.196 votos, dos 9.577 computados na cidade. O adversário João Elias (PSB) recebeu 42,29% dos votos, seguido de Birico (PSOL) com 0,95%. Oitenta votos em branco foram registrados e 342 nulos.
Angicos
Angicos terá como chefe do poder executivo municipal nos próximos quatro anos, Pinheiro, candidato pelo MDB. Ele foi eleito com 52,28% dos votos válidos, e um total de 4.121 eleitores. Os outros candidatos Deusdete (PSDB), terminou com 43,90% (3.460 votos), e Marcilio Torres (Solidariedade), com 3,82% (301 votos).
Números
Desempenho dos partidos nas eleições municipais
Partidos com mais prefeitos:
- MDB – 39* prefeitos
- PSDB – 31 prefeitos
- DEM – 17 prefeitos
- PL – 21 prefeitos
- PSD – 17** prefeitos
- PP – 13 prefeitos
- Republicanos – 11 prefeitos
- PROS – 5 prefeitos
- PSB – 5 prefeitos
- PT – 3 prefeitos
- PDT – 2 prefeitos
- Solidariedade – 2 prefeitos
- PSOL – 1 prefeito
*Em Guamaré, o candidato mais votado, Hélio de Mundinho, está com a candidatura sub judice.
**Em Santana do Seridó, o candidato mais votado, Hudson (PSD), está com a candidatura sub judice.
Com informações da Tribuna do Norte