SELO BLOG FM (4)

Concurso UrbanLab tem 50 projetos inscritos e escolha dos vencedores será em Washington

O prefeito Carlos Eduardo recebeu a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Márcia Casseb (área de educação e desenvolvimento urbano), na manhã desta segunda-feira (6/11), na sede da Prefeitura de Natal e foi convidado formalmente para a cerimônia de escolha do projeto vencedor do concurso BID UrbanLab, dia 30, em Washington, capital dos Estado Unidos. Cinquenta projetos de estudantes universitários do Brasil inteiro se inscreveram com o objetivo de apresentar soluções criativas e inovadoras para a revitalização do bairro da Ribeira.

O prefeito e a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Maria Virginia Ferreira Lopes estarão na cerimônia. “Ficamos muito felizes em ver o interesse do BID na nossa cidade. Natal não nasceu na Ribeira, mas posso dizer que o bairro é também uma manjedoura da nossa cidade. Esperamos que o projeto vencedor seja muito bom e contamos com a ajuda do BID e da Caixa Econômica Federal para colocar em prática”, comentou Carlos Eduardo.

“É muito importante para nós. Quero parabenizar o prefeito Carlos Eduardo e toda a sua equipe, que é muito competente. Ficamos muito felizes com as propostas que foram apresentadas pelos alunos. A ideia é que depois façamos uma exposição e até queremos escrever um livro sobre a experiência”, explicou Márcia Casseb. Segundo a representante do BID, foram aproximadamente 50 propostas apresentadas, classificaram-se 20 em uma segunda fase e agora será escolhido o vencedor.

O concurso BID UrbanLab acontece desde 2015 e Natal é a primeira cidade brasileira a fazer parte do projeto. Já foram organizadas edições na Cidade do Panamá e em Santa Marta, Colômbia. Este ano, em conjunto com a edição brasileira, também acontece a terceira edição internacional em Mendoza, Argentina.

A edição nacional foi direcionada apenas a participantes brasileiros, ou vinculados a universidades brasileiras e reuniu estudantes, pesquisadores e jovens profissionais de todas as regiões do país que atuam nas áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, ciências sociais e econômicas, tecnologia da informação e áreas correlatas para que juntos, de forma multidisciplinar, pudessem desenvolver os projetos.

De acordo com o BID, a escolha da Ribeira como área de intervenção foi motivada pelo desafio de se promover uma ação com vistas à reabilitação do centro histórico da capital potiguar que hoje possui áreas abandonadas, imóveis vazios e sem uso. Além disso, o bairro está em uma região privilegiada, às margens do Rio Potengi e apresenta forte vocação cultural, com seus casarões, teatros e museus, sendo um dos locais mais atrativos da cidade. “A Ribeira está descobrindo sua nova vocação, que é a cultura. Atualmente, além do teatro Alberto Maranhão e do Museu de Cultura Popular, o bairro tem cerca de 30 pontos de cultura”, informou o prefeito.

Durante o evento em Washington, três equipes finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos à banca de jurados e especialistas do banco na sede do BID. A equipe ganhadora receberá um prêmio em dinheiro no valor de US$ 5.000,00 e sua proposta será validada e transformada em anteprojeto urbanístico, com apoio de técnicos locais, da prefeitura do Natal, especialistas do BID, técnicos do Ministério da Cidades e da Caixa Econômica Federal. O grupo de alunos vencedores virá a Natal, onde ficará por 30 dias, visitando o bairro e trabalhando em conjunto com a equipe técnica da Semurb.

Dos vinte projetos finalistas, sete são de universidades locais, sendo seis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um da UNP. Ribeira Conectada, A Ribeira não pode parar, Olhos na Ribeira, Cidade Nascente, + Ribeira e Ribeira Foz da Cidade são os temas dos trabalhos de estudantes potiguares concorrentes. A cantora norte-rio-grandense, Roberta Sá foi escolhida como a “Embaixadora do BID Urbanlab” deste ano.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui