O diretor superintendente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Alexis Pagliarini, estará em Natal na próxima quarta (28) na direção do Cannes Lions Road Show, que apresentará ao público potiguar as produções vencedoras do mais importante e prestigiado festival de comunicação mundial. Em entrevista, ele detalha como será o evento, comenta o desempenho da propaganda brasileira em Cannes e analisa o momento de mudanças no mundo dos negócios vivenciado atualmente.
O Cannes Lions Road Show em Natal é uma promoção do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro/RN) e será realizado no auditório da Arena das Dunas, no dia 28 de novembro, às 18h30. O evento está com inscrições já esgotadas.
Confira abaixo a entrevista com Alexis Pagliarini:
O que o público pode esperar do Cannes Lions Road Show em Natal?
Será a oportunidade de ter uma visão geral do maior festival de criatividade do mundo por quem acompanha o evento há mais de 20 anos. Serão apresentados os cases mais premiados, além das tendências e os insights gerados por mais de 500 palestrantes e painelistas.
Como foi o desempenho da propaganda brasileira no último Cannes Lions – que teve uma versão mais simplificada em relação a anos anteriores?
O Brasil tem tido uma performance destacada há anos no Cannes Lions. Este ano não foi diferente. O Brasil trouxe 101 leões, além de dois Grand Prix. Foi o terceiro país mais premiado, ficando atrás apenas dos EUA e do Reino Unido.
O mercado da propaganda passa por mudanças. O Sr. acredita que essas mudanças poderão trazer um impacto positivo à atividade publicitária?
Não só a propaganda, o mundo dos negócios passa por transformações importantes e em ciclos cada vez mais curtos. A indústria criativa se beneficia desse processo por ser capaz de dar o devido suporte aos diferentes setores da economia, oferecendo soluções inovadoras e eficazes. Apesar das mudanças constantes, a comunicação criativa é e continuará sendo sempre importante para o sucesso dos negócios. Não há atividade humana que possa prescindir de uma boa comunicação.
Qual o papel da Fenapro e dos Sinapros para a propaganda brasileira, especialmente no momento de transição atual.
Como representantes patronais das agências de propaganda, a Fenapro e os Sinapros cumprem o importante papel de garantir as melhores práticas nas relações cliente-agência e agência-empregados, além de zelar por condições justas da prática da propaganda. O sistema Fenapro/Sinapro também desenvolve programas de capacitação e conhecimento, como é o caso do Cannes Lions Road Show, que leva para todo o Brasil os exemplos e as reflexões em torno do maior festival de criatividade do mundo. As agências devem continuar contribuindo com os seus representantes Fenapro e Sinapros visando ao seu próprio bem.