SELO BLOG FM (4)

Comissões na Câmara debatem aumento da tarifa de ônibus em Natal

 A Comissão de Habitação, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, presidida pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), se reuniu na manhã desta terça-feira (7), para debater sobre o aumento de 17,45% na tarifa de transporte público em Natal. A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal – Seturn e movimento estudantil.

“Houve um compromisso no reajuste do ano passado a compra de 70 novos ônibus, implantação de wifi nas frotas e nos terminais, aprimoramento de linhas, reformas de abrigos. Nós queremos saber se todas as condições foram cumpridas no decorrer de um ano ou não. Se essas melhorias não aconteceram não há justificativa para o aumento de um centavo na tarifa”, afirmou o vereador Sandro Pimentel.

De acordo com Sandro Pimentel a reunião foi importante para que os vereadores tomem conhecimento sobre o que está acontecendo nesse setor, divulgar para população e posteriormente tomar as decisões inerentes.

“Essa primeira reunião sobre o aumento da tarifa está nos dando a condição de reconhecer dados e cabe a nós nos aprofundarmos para chegarmos ao entendimento se esse aumento é viável, legítimo ou não”, disse a vice- presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PEN).

Das condições acordadas no reajuste do ano passado nem todas foram cumpridas. Segundo dados fornecidos pela STTU, dos 54 abrigos acordados 62 foram reformados, 5% dos ônibus possuem wifi, os principais terminais contam também com wifi, porém a renovação da frota, que seria de 70 ônibus novos, apenas 14 foram paras ruas.

“Números foram apresentados hoje pelo sindicato e nós vamos avaliar esses números, faremos uma pesquisa de campo, pois achamos esses números apresentados pela Seturn insuficientes, e só após essa avaliação é que iremos definir se é correto ou não esse aumento e de quanto será esse índice”, afirmou o secretário adjunto da STTU, Valter Pedro da Silva.

Para o representante do Seturn, Nilson Queiroga, a queda do número de usuários de transporte público e o aumento do óleo diesel são fatores que contribuem para o aumento da passagem em Natal. “Se a quantidade de pagantes é reduzida a tarifa sobe. Se o óleo diesel aumenta também influencia para o reajuste. É fato.  Cabe ao poder público decidir quanto vai aumentar e quando. Existem alternativas para não jogar tudo no bolso do usuário como acontece todo ano. Por exemplo, São Paulo não concedeu reajuste, mas sim reajustou a remuneração das empresas através de uma receita pública”, completou Nilson Queiroga.

O vereador Sueldo Medeiros (PHS) explicou que o debate foi importante para esclarecer alguns dados e encaminhar ao Seturn um requerimento solicitando as planilhas de lucros e custos do sindicato.

 

Fonte: assessoria

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui