Os deputados que compõem a Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania da ALRN vão realizar uma ação informativa pré-Black Friday. Será nesta quinta-feira 28, no Shopping 10, Alecrim. A ação, das 8h às 14h, é realizada um dia antes do evento – que, no Brasil, aconteceu pela primeira vez em 2010.
“O consumo consciente é um direito, não um privilégio. Essa ação pré-Black Friday que a nossa Comissão de Direitos do Consumidor fará, mais um ano, é uma forma do legislativo cumprir um de seus papéis e informar a população potiguar no sentido da proteção dos seus direitos”, afirmou a deputada Divaneide Basílio (PT), que preside a Comissão. Black Friday, com tradução literal “sexta-feira negra”, é o dia que inaugura a temporada de compras natalinas e uma grande data para o varejo.
Apesar da proposta do evento, alguns lojistas elevam deliberadamente o preço dos produtos antes da data para poder anunciá-lo por um preço mais baixo durante o evento, de modo a fazer o consumidor acreditar que está fazendo um bom negócio.
“Além de fiscalizar, as formas direcionadas para ajudar a combater os abusos por parte de lojistas são fortalecer os órgãos de fiscalização como Procon estadual, municipal e legislativo. São os Procons que desempenham um papel vital na defesa dos direitos dos consumidores, garantindo que as relações de consumo sejam justas e equilibradas”, avaliou Divaneide.
No ano passado, o lançamento da campanha educativa “Consumo responsável: bom pra você; bom para o comércio” ocorreu no dia 22 de novembro, na praça Gentil Ferreira, no Alecrim, com unidade móvel e técnicos fazendo atendimentos, tirando dúvidas e fazendo panfletagem de cartilhas informativas. Já no dia 23, a ação foi realizada no Partage Norte Shopping. Por fim, no dia 24, a iniciativa chegou à área externa do Midway Mall.