A Comissão de Administração da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quarta-feira (10) a convocação do secretário estadual de Administração, Pedro Lopes.
A pedido do deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade), o secretário terá de comparecer à comissão para prestar esclarecimentos sobre o atraso no pagamento de parcelas de empréstimos consignados contratados pelos servidores.
Na prática, o Governo do Estado tem feito o desconto na folha dos servidores, mas não repassa às instituições financeiras.
Segundo a decisão da comissão, o requerimento será tornado sem efeito caso o gestor envie as respostas aos questionamentos já realizados pelo colegiado até o fim do dia.
O requerimento foi aprovado por unanimidade na comissão.
Também partiu do próprio parlamentar a apresentação das perguntas sobre os empréstimos consignados que continuam sem respostas por parte do secretário.
“É um assunto de grande importância, temos a informação que o atraso já chega a 7 meses e não recebemos esclarecimentos”, disse. A data da convocação, caso confirmada, será decidida em reunião administrativa da Comissão.
Empréstimos estão suspensos no Banco do Brasil
Por causa do atraso no pagamento das parcelas, os empréstimos consignados estão bloqueados para os servidores públicos do Estado.
Os servidores estão sem acesso ao crédito desde 22 de dezembro.
Além da suspensão, servidores estão sendo cobrados pelos empréstimos, mesmo já tendo pagado as parcelas com o desconto em folha.
“Para os servidores que já conseguiram o empréstimo vêm a cobrança duplicada, as ameaças de negativação do nome, e para os que ainda tentam o empréstimo, além da falta de crédito ainda há a dúvida, pois não conseguem enxergar sua margem. É revoltante seguir denunciando o mesmo assunto há tanto tempo”, afirma a presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp), Janeayre Souto.