O volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 1,4% em junho na comparação com maio. Com esse resultado, o varejo potiguar supera pela primeira vez em 2021 o nível de atividade registrado em fevereiro de 2020, último mês livre da influência da pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.
Em fevereiro de 2020, o índice que permite o monitoramento do nível de atividade do comércio potiguar estava em 94,4%. Em junho de 2021, o número superou essa marca pela primeira vez no ano, alcançando 95,4%.
O índice base fixa de volume possibilita a comparação entre o resultado de um mês e a média mensal do ano de 2014, quando o comércio brasileiro atingiu o seu melhor desempenho conforme a PMC. Portanto, quando esse indicador atinge os 100%, significa que o nível das atividades do comércio está no mesmo patamar da média mensal de 2014. Consequentemente, quando está abaixo de 100%, o nível está inferior à média mensal do ano-base.
Em 2020, depois da queda entre os meses de março e julho, o comércio varejista do RN ficou acima do nível pré-pandemia entre agosto e novembro. O Brasil superou o nível de atividade em julho de 2020. Em 2021, apenas em março o nível de atividade do comércio brasileiro esteve abaixo do registrado em fevereiro de 2020.
Acumulado do ano
De janeiro a junho, o comércio varejista potiguar acumula 5,5% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. Nessa mesma comparação, a média do Brasil (6,7%) é levemente superior.
Varejo ampliado
No comércio varejista ampliado, o Rio Grande do Norte se destaca em razão do volume de vendas 1,8% maior em junho frente a maio. Outros sete estados também apresentaram números positivos: Piauí (3,2%); Sergipe (1,5%); Espírito Santo (1,3%); Pará (0,9%); Roraima (0,9%); Santa Catarina (0,4%); e Rondônia (0,4%). No entanto, a média do Brasil (- 2,3%) foi influenciada negativamente por 19 unidades da federação.
O varejo ampliado compreende o varejo acrescido das atividades de venda de material de construção e venda de “veículos, motocicletas, partes e peças”.