SELO BLOG FM (4)

Comércio varejista do RN registra alta de 3,2% em fevereiro

O RIO GRANDE DO NORTE TEVE INCREMENTO DE 1,6% NO VOLUME DE VENDAS DO VAREJO AMPLIADO EM FEVEREIRO DE 2022. FOTO: FERNANDO FRAZÃO

O volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte teve aumento de 3,2% em fevereiro, o melhor resultado desde abril do ano passado. O desempenho do estado potiguar superou em quase três vezes a média nacional (1,1%). Esses dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

No Nordeste, o RN garantiu um dos maiores desempenhos juntamente com Maranhão (4%), Ceará (2,9%) e Bahia (2,3%). Entre os menores estão Alagoas (1,4%), Piauí (0,8%) e Pernambuco (0,5%).

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o estado potiguar teve uma redução de 2,3%. Além disso, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 1%. E o Rio Grande do Norte obteve um incremento no índice de receita de 4,1% em comparação com o último mês.

Varejo ampliado

O Rio Grande do Norte teve incremento de 1,6% no volume de vendas do varejo ampliado em fevereiro de 2022. Esse foi o quarto pior resultado dentre os estados nordestinos, à frente do Ceará (0,4%), Bahia (-2,5%) e Pernambuco (-14,1). O percentual do RN ficou abaixo da média nacional de 2%.

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o estado potiguar registrou uma queda de 5,2%, o segundo pior resultado entre todos os estados. O acumulado dos últimos 12 meses atingiu 1,9% seguindo em queda desde julho de 2021. O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Serviços apresentam resultado negativo no mês de fevereiro no RN

O Rio Grande do Norte em fevereiro registrou uma redução de 1,8% no volume de serviços em comparação com o mês anterior, esse é o segundo resultado negativo no ano. O Brasil também registrou uma diminuição (0,2%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

O resultado do RN posiciona o estado entre os nove menores desempenhos do país e está entre os piores do Nordeste ao lado do Ceará (- 1,1 %), Pernambuco (- 1,3%) e Piauí (-1,9%). Os únicos estados nordestinos que registraram variações positivas foram Paraíba (0,5%) e Alagoas (1,3).

O RN também registrou uma diminuição na receita de serviços de 1,3% em relação ao mês anterior. Além do estado potiguar, Bahia e o Distrito Federal foram as unidades da federação cujo resultado negativo do mês anterior se repetiu em fevereiro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui