SELO BLOG FM (4)

Comerciantes de Macaíba discutem desabastecimento de água com autoridades

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba (Sindcomércio Macaíba), com o apoio da Fecomércio RN, realizou nesta quinta-feira (6), na Casa do Empresário, uma reunião para tratar do desabastecimento de água que vem afetando os comerciantes do Centro da cidade. O encontro contou com a participação de empresários, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaíba (CDL Macaíba), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), da Prefeitura de Macaíba e de autoridades locais.

Durante a reunião, os comerciantes relataram os prejuízos enfrentados com a falta de água, que tem impactado diretamente o funcionamento dos estabelecimentos. O problema ocorre devido ao furto recorrente de cabos, transformadores e bombas nos poços responsáveis pela distribuição, deixando a região com problemas de abastecimento por até 30 dias. Além disso, vazamentos na rede adutora também têm agravado a situação.

O presidente do Sindcomércio Macaíba, Luiz Lacerda, destacou a importância do diálogo entre os setores para buscar soluções. “Articulamos esse encontro, por meio do Sindicato, como parte dos esforços para mediar a relação entre empresários e poder público, buscando alternativas para evitar novos episódios de desabastecimento e reforçar a segurança na região”, afirmou.

O prefeito Emídio Júnior ressaltou as ações da gestão municipal que tem solicitado constantemente à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed RN) mais apoio à segurança para minimizar os transtornos causados pelo desabastecimento. O prefeito também colocou a estrutura e apoio do Município, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, para apoiar na solução do problema.

Furtos e depredações

Representando a Caern, o gerente da regional Mato Grande, Bruno Moura, explicou que Macaíba enfrenta uma série de furtos e depredações em sua infraestrutura hídrica, o que tem dificultado a manutenção regular do abastecimento. “No último mês, tivemos seis ocorrências de furtos e depredações em poços da cidade, comprometendo cabos e transformadores essenciais para o funcionamento do sistema. Além disso, registramos três grandes vazamentos na adutora principal, sendo um deles imperceptível, pois estava dentro de uma galeria no Centro da cidade, agravando ainda mais a situação”, explicou.

Segundo Bruno, a equipe da Caern está trabalhando para agilizar os reparos e minimizar os impactos para a população e os comerciantes locais. Porém, há também dificuldades enfrentadas quando alguns equipamentos elétricos são roubados porque a Companhia também depende da ação da Neoenergia Cosern para a reinstalação das estruturas substitutas.

O delegado Marcos Vinícius, da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal, listou uma série de ações que vêm sendo realizadas em todo o estado. “Sabemos que esse tipo de crime não ocorre apenas em Macaíba, mas em várias regiões do estado, e precisamos atuar de forma coordenada para inibir essas práticas”, declara.

Já o comandante do Policiamento Metropolitano da Polícia Militar, Coronel Harrison Moreira de Oliveira, reforçou o compromisso da corporação em intensificar a vigilância nos locais afetados, principalmente nos horários de maior vulnerabilidade. “A partir das informações coletadas aqui e do contato que fizemos com o representante da Caern, vamos reforçar o policiamento ostensivo, principalmente no período da madrugada, quando há maior incidência dessas ações criminosas”, afirmou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui

undefined